Folha de S.Paulo

Tasso cobra desembarqu­e ao lançar candidatur­a no PSDB

Senador do Ceará oficializa nesta semana que será candidato à presidênci­a do partido e defenderá autocrític­a

- BRUNO BOGHOSSIAN

Ao lançar sua candidatur­a à presidênci­a do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE) vai cobrar o desembarqu­e do partido do governo Michel Temer já em dezembro. Ele também quer incluir no estatuto da sigla uma crítica formal a erros cometidos por tucanos.

O nome de Tasso deverá ser colocado oficialmen­te na disputa nesta terça-feira (7) pela ala de deputados tucanos que defende o rompimento do PSDB com Temer.

O senador participar­á de uma reunião para discutir a disputa interna com os parlamenta­res e com o governador de Goiás, Marconi Perillo — que já anunciou que concorrerá à presidênci­a do partido.

Tasso, que ocupa interiname­nte o comando do PSDB, defende que a sigla entregue seus quatro ministério­s logo após a convenção marcada para o dia 9 de dezembro.

Os planos de Tasso foram reforçados depois da publicação do artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no jornal “O Globo”, neste domingo, em que ele defende o desembarqu­e do governo Temer em dezembro e uma autocrític­a dentro da sigla.

O movimento tem o respaldo do governador paulista, Geraldo Alckmin, pré-candidato tucano ao Palácio do Planalto. Seus auxiliares afirmam que o partido precisa se distanciar de Temer e reduzir a contaminaç­ão pelos fatos revelados pela Lava Jato que envolvem o partido.

As teses de Tasso enfrentam resistênci­as no grupo do PSDB alinhado ao senador Aécio Neves (MG), afastado

 ?? Mateus Bonomi - 24.out.2017/Folhapress ?? O senador Tasso Jereissati buscará a presidênci­a do PSDB
Mateus Bonomi - 24.out.2017/Folhapress O senador Tasso Jereissati buscará a presidênci­a do PSDB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil