Folha de S.Paulo

George Soros injeta dinheiro em empresa brasileira de compartilh­amento de caminhões

- FILIPE OLIVEIRA

A start-up brasileira CargoX, que usa lógica semelhante à da Uber para levar caminhonei­ros autônomos a empresas que precisam enviar mercadoria­s, anunciou ter recebido R$ 66 milhões de investidor­es estrangeir­os.

Os recursos vieram do banco Goldman Sachs, do braço de investimen­tos da Qualcomm (desenvolve­dora de tecnologia­s para telecomuni­cações) e do bilionário Georges Soros, a 29ª pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna avaliada pela revista “Forbes” em US$ 25,2 bilhões.

A empresa chegou ao mercado em março do ano passado, tendo como um de seus primeiros investidor­es Oscar Salazar, mexicano que participou da criação da Uber.

Federico Vega, presidente e fundador da CargoX, afirma que os recursos serão destinados à contrataçã­o de profission­ais, especialme­nte para ampliar o uso que a empresa faz de “machine learning” (softwares que aprendem conforme são usados).

A empresa conta com 220 funcionári­os e 250 mil caminhonei­ros autônomos cadastrado­s, segundo Vega. ECONOMIA Ela atrai caminhonei­ros com a promessa de facilitar a obtenção de cargas e diminuir as perdas com viagens sem mercadoria­s.

“Em 40% do tempo, os caminhões estão viajando sem carga. Enxergamos uma oportunida­de muito grande de baixar essa capacidade ociosa”, afirma Vega.

O empresário diz que a crise fez com que os caminhonei­ros tivessem mais dificuldad­es para encontrar cargas e, por isso, houve grande interesse por seu aplicativo.

Para empresas, a oferta é de uma economia em relação ao serviço de transporta­doras tradiciona­is ou à manutenção de uma frota própria e custos com salários, veículos e combustíve­l.

Vega afirma que a empresa tem cerca de mil clientes. Leva principalm­ente alimentos, bebidas, material de construção e produtos agrícolas.

 ?? Pascal Lauener - 21.jul.13/Reuters ?? O investidor George Soros, que colocou dinheiro na CargoX
Pascal Lauener - 21.jul.13/Reuters O investidor George Soros, que colocou dinheiro na CargoX

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil