Folha de S.Paulo

MBL ganha ação contra Alexandre Frota

- ANNA VIRGINIA BALLOUSSIE­R

Ator tentou registrar marca homônima

Uma sobrevoada nas redes sociais de Alexandre Frota basta para sacar que ele e o MBL (Movimento Brasil Livre) são como água e azeite na direita brasileira. O ator já rebatizou a sigla para “movimento das bichinhas livres”. Disse ainda que seus líderes são “filhote de Jaspion” (Kim Kataguiri) e precisam “tomar uma pirocada bem dada para parar de mentir” (Renan Santos).

Mas Frota estava atrás de algo do MBL —o nome. Ele reivindica a paternidad­e de “Associação Movimento Brasil Livre”, com registro solicitado ao INPI (Instituto Nacional da Propriedad­e Intelectua­l).

Uma decisão de caráter liminar, publicada na terça (7) pela 17ª Vara Cível de Brasília, determinou que ele e a Associação Movimento Brasil Livre “se abstenham de utilizar a marca ‘MBL - Movimento Brasil Livre’”, com multa de R$ 1.000 para cada uso indevido. Outra exigência: retirar do ar o www. movimentob­rasillivre.com.br, em até cinco dias, ou pagariam R$ 1.000 por dia. O site estava inacessíve­l na quarta (8).

Nele, Frota é apontado como vice-presidente do novo movimento, criado em 2014.

A liminar reflete “a tentativa patética de sequestrar o nome do movimento”, disse à Folha Kataguiri. “É como se eu criasse a Associação CocaCola e entrasse no Inpi exigindo que a marca fosse minha.”

Frota comentou o tema no Twitter. “Estou em luta contra DEM, PSDB, MBL, STF, todos unidos contra o Frota. Sensaciona­l, falar a verdade do Brasil incomoda muito.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil