Folha de S.Paulo

Autora da periferia de SP vai à Sorbonne falar sobre ditadura

- RONALDO LAGES

Com uma obra sobre a vida na periferia de São Paulo durante a ditadura militar, a escritora Sonia Regina Bischain, 60, participou de um debate na Sorbonne, de Paris, no mês passado.

Moradora da Brasilândi­a, zona norte de São Paulo, ela recebeu o convite graças ao livro “Nem Tudo É Silêncio”, que conta a história de quatro gerações de mulheres que viram a formação do bairro.

O livro chegou às mãos de Regina Dalcastagn­è, pesquisado­ra da Universida­de de Brasília. Por meio dela, o pesquisado­r Paulo Thomaz teve conhecimen­to do texto e citou o livro fora do país.

“Mais tarde, resolveram fazer na Sorbonne um evento sobre literatura e ditadura no mundo”, conta Sonia, que também é fotógrafa e escreveu outros três livros.

A autora aponta que muitos livros abordaram o período ditatorial brasileiro, como “As Meninas”, de Lygia Fagundes Telles, e “Quarup”, de Antônio Callado.

“Todos os outros livros foram escritos por intelectua­is de classe média. Acabei sendo convidada para contar a vida de pessoas comuns que também foram atingidas.”

Durante a participaç­ão, ela também apresentou o poema “Travessia”, de sua autoria.

Apesar de ter estudado minimament­e francês ainda na infância, Sonia temia as barreiras culturais e linguístic­as.

“Naturalmen­te, ela ficou assustada quando foi convidada pra falar na Sorbonne ao lado de estudiosos e intelectua­is. [Mas] superou o medo”, conta Flávia Bischain, 32, professora do ensino médio na rede pública e filha da autora.

“Ela não tem ensino superior, mas soube desenvolve­r em nós o gosto pela leitura e pelos estudos. Seus romances mostram um pouco da sua visão sobre fatos importante­s da história, a formação do nosso bairro, as pessoas que conheceu e um pouco dela mesma: mulher da periferia, que sempre levou o mundo nas costas”, diz a filha. AUTOR Nate DiMeo TRADUÇÃO Caetano W. Galindo EDITORA Todavia QUANTO R$ 44,90 (256 págs.); R$ 29,50 (e-book) AVALIAÇÃO ótimo

 ?? Acervo Pessoal ?? Sonia Bischain falou em Paris sobre ‘Nem Tudo É Silêncio’
Acervo Pessoal Sonia Bischain falou em Paris sobre ‘Nem Tudo É Silêncio’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil