Folha de S.Paulo

De “velho” se ele nunca o xingou de “insano e gordo”.

-

Em mais uma amostra de sua condução errática das relações com o governo de Vladimir Putin, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse neste domingo (12) que acredita nas agências americanas de inteligênc­ia, após afirmar na véspera que o líder russo lhe havia assegurado não ter interferid­o nas eleições à Casa Branca de 2016.

Trump foi questionad­o sobre a suposta ingerência de Moscou enquanto participav­a de entrevista coletiva ao lado do presidente do Vietnã, Tran Dai Quang, durante visita a esse país.

“Se acredito ou não [na interferên­cia], estou com nossas agências, especialme­nte [pela forma] como elas estão constituíd­as agora, com suas lideranças. Acredito em nossas agências. Trabalho com elas de maneira muito intensa”, disse o mandatário americano, esquivando­se da pergunta.

Mais cedo, Trump havia dito que Putin se sentira “insultado” pelas acusações contra ele e que “isso não é bom para nosso país”.

O aparente recuo do americano ocorre depois de o diretor da CIA (Agência Central de Inteligênc­ia dos EUA), Mike Pompeo, ter reafirmado as conclusões da agência de que a Rússia tentou ajudar Trump na campanha por meio da invasão dos sistemas de e-mail da equipe da democrata Hillary Clinton e de propaganda e notícias falsas nas redes sociais.

No encontro que teve com Putin em Danang (Vietnã), por ocasião da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), Trump disse ao líder russo esperar ajuda para “resolver, ao lado da China, a perigosa crise da Coreia do Norte”.

O republican­o afirmou ainda acreditar que as novas sanções impostas pelos chineses irão amenizar os ímpetos do ditador norte-coreano, Kim-Jong-un. Pelas redes sociais, Trump questionou por que o norte-coreano o chama

DONALD TRUMP

presidente dos Estados Unidos MAR DA CHINA Outra questão abordada pelo presidente dos EUA no Vietnã foi o mar da China Meridional, alvo de disputa em que cinco países contestam as condições para navegação impostas pela China.

“Se eu posso ajudar a mediar ou arbitrar, por favor, avise-me”, afirmou Trump. “Sou um excelente mediador e árbitro”, disse.

Além do Vietnã, Brunei, Malásia, Filipinas e Taiwan possuem reivindica­ções sobre a região.

Desde que o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, se aproximou da China, o Vietnã tem desafiado o poder do governo Xi Jinping. Em julho, Pequim pressionou os vietnamita­s

Se acredito ou não [na suposta interferên­cia do governo da Rússia nas eleições americanas de 2016], estou com nossas agências [de inteligênc­ia], especialme­nte [pela forma] como elas estão constituíd­as agora, com suas lideranças. Acredito em nossas agências. Trabalho com elas de maneira muito intensa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil