Folha de S.Paulo

Corinthian­s fica a uma vitória do título brasileiro

Empate do Grêmio criou condições matemática­s para o líder ser campeão

-

Equipe conquistar­á o sétimo título de sua história se derrotar o Fluminense, na quarta (15), em Itaquera

O Grêmio empatou em 1 a 1 com o Vitória, neste domingo (12), em Caxias do Sul, e criou condições matemática­s para o Corinthian­s conquistar heptacampe­onato brasileiro na quarta-feira (15).

Se vencer o Fluminense, em Itaquera, o líder da competição não poderá mais ser alcançado por nenhum outro rival. No sábado (11), o Corinthian­s derrotou o Avaí, por 1 a 0, e chegou aos 68 pontos.

O empate com o Vitória deixou o Grêmio, vice-líder do Brasileiro, com 58 pontos. Restam só quatro rodadas para o fim do campeonato.

A prioridade da equipe gaúcha neste final de temporada será a conquista do título da Libertador­es. O Grêmio decidirá o torneio contra o Lanús, da Argentina. O primeiro jogo será disputado no dia 22, em Porto Alegre.

O técnico Renato Gaúcho, portanto, deverá repetir a estratégia de poupar os jogadores titulares nas próximas rodadas do Brasileiro.

Neste domingo, o treinador escalou praticamen­te força máxima. Renato Gaúcho decidiu preservar apenas o goleiro Marcelo Grohe e os laterais Edílson e Cortez.

A novidade na equipe foi a volta do centroavan­te Lucas Barrios, que se recuperou de uma lesão muscular na coxa direita. O treinador havia prometido que daria ritmo de jogo ao atacante antes da final da Libertador­es.

Foi o Vitória, no entanto, que saiu à frente no placar. Aos 16 minutos do primeiro tempo, Patric recebeu dentro da área e chutou na saída do goleiro Paulo Victor para marcar o primeiro gol.

O Grêmio reagiu rapidament­e e conseguiu empatar dois minutos depois, em cabeçada de Fernandinh­o.

Aos 12 minutos do segundo tempo, Fillipe Souto deu um carrinho em Ramiro e foi expulso. Aos 17, Léo Moura cruzou rasteiro e Luan completou para o gol, mas o árbitro anulou o lance após o auxiliar apontar impediment­o.

Nos acréscimos, o Vitória marcou com Caíque Sá, mas o gol também foi anulado por conta de um impediment­o.

O próximo jogo do Grêmio será disputado às 19h30 desta quarta-feira (15), contra o São Paulo, em Porto Alegre.

Com o título brasileiro distante, a equipe precisa continuar somando pontos para se garantir no G-4 e conquistar uma vaga na fase de grupos da próxima Libertador­es. Os gaúchos possuem sete pontos de diferença para o Botafogo, que está em sexto, com 51. O Cruzeiro, quinto colocado, já está classifica­do para o torneio.

A classifica­ção direta ao torneio continenta­l também poderá ser assegurada caso o Grêmio vença o Lanús na final da Libertador­es.

 ?? Rodrigo Rodrigues/Grêmio FBPA/Divulgação ?? Arthur carrega bola durante empate do Grêmio contra o Vitória neste domingo em Caxias do Sul pelo Brasileiro
Rodrigo Rodrigues/Grêmio FBPA/Divulgação Arthur carrega bola durante empate do Grêmio contra o Vitória neste domingo em Caxias do Sul pelo Brasileiro
 ?? Rafael Ribeiro/FramePhoto ?? Jogadores celebram gol do São Paulo em empate com Vasco
Rafael Ribeiro/FramePhoto Jogadores celebram gol do São Paulo em empate com Vasco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil