Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Eleições A Folha quis polemizar, insinuando que Aécio Neves acusou eventual candidatur­a de Luciano Huck de provocar a “falência da política”. Na verdade, é a falência da política que, infelizmen­te, cria candidatur­as de pessoas como Huck (“Huck na eleição seria falência da política, diz mineiro”, “Poder”, 13/11).

MARCELO HENRIQUE PEREIRA MARQUES

Jean Galvão, na sua charge (“Opinião”, 12/11), remetenos à vida pregressa de Luciano Huck. Ele construiu sua fama com o chicote sensual de Tiazinha, depois com Joana Prado, e hoje explora o antiquíssi­mo veio da alquimia de transforma­r pobres em remediados e lata velha em ouro. Com esse caminho pavimentad­o com tanta propriedad­e e sendo um dos homens mais ricos da televisão brasileira, ele tem tudo para ser presidente da República, pois não?

GÉSNER BATISTA

Aborto Realista, contundent­e e comovente o texto de Alessandra Orofino sobre a vergonhosa PEC 181, aprovada por 18 congressis­tas (“Carta aos 18”, “Cotidiano”, 13/11). Essa proposta proíbe o aborto em caso de estupro e pune com a prisão as mulheres que praticarem tal ato. Os congressis­tas se comportara­m como ferozes e insensívei­s inquisidor­es medievais.

RENATA ROSSINI

Rio Doce Mais de 60 pessoas assinaram uma carta de repúdio à reportagem “Doce amargo” (“Cotidiano”, 5/11), de Marcelo Leite. Ela demonstra um conhecimen­to parcial da realidade, claramente a partir da perspectiv­a da Fundação Renova, que foi uma das principais responsáve­is pela “avalanche de desinforma­ção” criticada no texto. Embora se afirme que o rio Doce já era um “defunto”, milhares de pessoas dele retiravam seus recursos, tradições e lazer antes do crime da Samarco, Vale e BHP.

TATIANA RIBEIRO DE SOUZA,

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil