Folha de S.Paulo

Itália empata com a Suécia e fica fora do Mundial após 60 anos

Seleção é a única campeã mundial que não estará presente na Rússia para o torneio de 2018

-

Após vencer em casa e empatar fora, suecos voltam ao Mundial após ausência em duas edições do torneio

Pela primeira vez desde 1958, a Itália não disputará uma edição da Copa do Mundo. Na repescagem europeia, os tetracampe­ões acabaram eliminados pela Suécia.

Depois de uma derrota por 1 a 0 no jogo de ida, em Solna, na última sexta-feira (10), a Itália ficou no 0 a 0 na partida desta segunda-feira (13), no San Siro, em Milão.

Além da Copa da Suécia em 1958, quando acabou em segunda na sua chave nas eliminatór­ias, atrás da Irlanda do Norte, a Itália também não jogou o Mundial de 1930, no Uruguai. Na época, abriu mão de participar do evento.

A ausência do Mundial foi tratada como uma tragédia pela imprensa italiana. O jornal “Corriere della Sera” classifico­u o empate com a Suécia como uma “catástrofe. O periódico esportivo “La Gazzetta dello Sport” afirmou que a seleção italiana viveu seu “Apocalipse”. Já o diário “La Repubblica” destacou as lágrimas dos jogadores italianos na saída de campo.

“Eu não sinto muito por mim, mas por todo o futebol italiano. Nós falhamos em algo que também significa muito em um nível social. Não é triste que o tempo passe, mas sim que eu tenha que terminar deste jeito”, afirmou o go- leiro goleiro Gianluigi Buffon, 39, que anunciou sua aposentado­ria da seleção italiana.

“Eu sinto muito pela Itália e sinto muito que o meu último jogo oficial tenha sido a não classifica­ção para a Copa do Mundo”, acrescento­u o capitão da seleção italiana, campeão mundial em 2006.

Fora do Mundial, o goleiro perde a chance de se tornar o único jogador a disputar seis Copas do Mundo. Ele foi convocado para os Mundiais de 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014. Assim como Buffon, o alemão Lothar Matthäus e o mexicano Antonio Carbajal são os recordista­s em participaç­ões em mundiais, com cinco.

Com a eliminação, a Itália será a única campeã mundial que não estará na Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra e Uruguai já haviam assegurado as suas vagas. As duas últimas edições do Mundial contaram com todos os campeões do torneio.

Os italianos se viram obrigados a disputar a repescagem após perderem o confronto direto com a Espanha na fase de grupos. A Itália ficou em segundo no Grupo G, cinco pontos atrás dos espanhóis, após perder um jogo e empatar outro contra seus principais rivais —além disso, perdeu pontos em empate em 1 a 1 com a Macedônia.

Já a Suécia, que foi para a repescagem após ficar atrás da França no Grupo A, retorna a uma Copa após oito anos. Sua última participaç­ão foi em 2006, na Alemanha, quando caiu nas oitavas. ÚLTIMAS VAGAS Com a classifica­ção da Suécia já são 29 as seleções garantidas na Copa do Mundo.

As últimas três vagas sairão dos duelos das repescagen­s entre Dinamarca e Irlanda; Austrália e Honduras; e Peru e Nova Zelândia. Todas as partidas de ida terminaram empatadas em 0 a 0.

 ?? Marco Bertorello/AFP ?? O goleiro italiano Gianluigi Buffon lamenta chance perdida na partida contra a Suécia
Marco Bertorello/AFP O goleiro italiano Gianluigi Buffon lamenta chance perdida na partida contra a Suécia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil