Folha de S.Paulo

Neymar tenta evitar pior ano como artilheiro da seleção

Se não marcar contra a Inglaterra, nesta terça (14), atacante encerrará ano com menor média de gols pelo time

- SÉRGIO RANGEL

Classifica­dos ARÁBIA SAUDITA COREIA DO SUL IRÃ JAPÃO

Logo na estreia, em 2010, ele marcou seu primeiro gol com a camisa da seleção. Desde então, o atacante Neymar não parou de crescer.

No entanto, após o amistoso desta terça (14), às 18h, contra a Inglaterra, em Wembley, o atacante do Paris Saint-Germain pode fechar o ano com sua pior marca como goleador da seleção.

Até agora, o jogador de 25 anos fez apenas três gols neste ano —uma média de apenas 0,42 por partida. Se não marcar, Neymar vai encerrar o ano com uma média de 0,37 gol por jogo. Desde 2010, quando foi lançado por Mano Menezes na equipe, ele não tem número tão ruim.

A marca deste ano está bem longe da obtida em 2014, seu melhor ano como artilheiro da seleção, quando fez 15 gols em 14 partidas.

Por outro lado, mesmo com um Neymar menos goleador, o time de Tite conseguiu obter bons resultados. Mostrando que a chamada “Neymar dependênci­a” diminuiu.

Neste ano, a seleção venceu sete jogos, empatou dois e perdeu apenas um. O artilheiro no ano até o momento é o volante Paulinho, que já marcou cinco gols em 2017.

Até por isso, o treinador não se incomoda com a diminuição no número de gols do atacante neste ano.

“O Neymar é um jogador extraordin­ário porque faz gols e dá assistênci­as. Ele tem papel de ter atenção dobrada, cobertura mais específica, e proporcion­a essa capacidade de assistênci­a”, afirmou o treinador.

Em Wembley, o atacante fará o seu oitavo jogo pela seleção neste ano. Em 2017, ele amargou uma seca de quatro jogos, que terminou na última sexta (10), em Lille.

De pênalti, o atacante fez o primeiro na vitória do time, recheado de reservas, contra os japoneses, por 3 a 1.

A seca de gols na seleção não se repete no PSG. Lá, Neymar é bem mais efetivo. Nesta temporada, o jogador fez 11 gols em 12 partidas —uma média excelente, de quase um gol por jogo.

Nesta terça, Tite optou por escalar o time com força máxima. O meia Renato Augusto voltará à equipe titular.

O equilíbrio é a marca dos confrontos entre as duas seleções em Wembley. Até agora, os brasileiro­s venceram 2, perderam 3 e empataram 6 vezes. A Inglaterra marcou 14 gols. O Brasil, 13. NATV Inglaterra x Brasil Globo e SporTV

 ?? Matt Dunham/Associated Press ?? Atacante Neymar participa de treino da seleção brasileira
Matt Dunham/Associated Press Atacante Neymar participa de treino da seleção brasileira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil