Folha de S.Paulo

ASSINATURA VIRTUAL

-

Mistério desfeito: o vídeo de José Dirceu sambando na festa de sua mulher, Simone, no domingo (12), foi divulgado por ela mesma no Instagram.

AMIZADE

A divulgação tinha causado indignação entre petistas. Eles imaginavam que as imagens tinham sido feitas por um convidado, que as teria distribuíd­o a jornalista­s, traindo a confiança de Dirceu. Na verdade, elas foram feitas por uma amiga da própria Simone, que repassou o vídeo à aniversari­ante.

É PROIBIDO FILMAR

Já Lula não dá sorte para o azar. Depois que vídeos dele discutindo com assessores numa caravana vazaram, quase ninguém mais entra nos ônibus de viagem do petista segurando celular, recolhido logo na entrada.

DESPERTAR

O debate sobre a adoção do semipresid­encialismo no país, adormecido há alguns meses, ganhou novo fôlego em Brasília. Se for bem acolhida, a ideia pode virar projeto de lei para ser enviado pelo governo ao Congresso nos próximos meses.

EM CÍRCULOS

Além de conversare­m sobre o tema no domingo (12), Michel Temer e Gilmar Mendes falaram com Eunício de Oliveira (PMDB-CE), presidente do Senado. E o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) conversará com Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara.

MONTANHA

Há obstáculos, no entanto, a serem superados. O parlamenta­rismo já foi derrotado duas vezes no Brasil: por meio de plebiscito, a população confirmou que prefere o sistema presidenci­alista. Além disso, o Congresso, com quem o presidente dividiria ainda mais poder, estaria hoje desmoraliz­ado.

BOIA

O semipresid­encialismo coloca o PT em alerta. Dirigentes do partido acreditam que, com a liderança de Lula nas pesquisas, o mercado pode abraçar a ideia para espantar a possibilid­ade de um governo forte do petista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil