Zu­ma re­nun­cia à Pre­si­dên­cia da Áfri­ca do Sul acu­sa­do de cor­rup­ção

Folha De S.Paulo - - Poder -

nio sua li­ga­ção com a fa­mí­lia Gup­ta, do­na de um con­glo­me­ra­do que abran­ge de mi­ne­ra­ção à avi­a­ção ci­vil, tec­no­lo­gia e ener­gia e em­pre­ga 10 mil pes­so­as, com re­cei­ta anu­al de US$ 22 mi­lhões.

Os Gup­ta, de ori­gem in­di­a­na, são acu­sa­dos de su­bor­nar au­to­ri­da­des pa­ra ob­ter con­tra­tos pú­bli­cos e de in­flu­en­ci­ar a es­co­lha do ga­bi­ne­te. Uma ope­ra­ção policial em uma ca­da da fa­mí­lia nes­ta quar­ta cul­mi­nou em três pri­sões —eles ne­gam as acu­sa­ções, as­sim co­mo Zu­ma.

Du­du­zi­le, uma das fi­lhas do ex-pre­si­den­te (ele tem 20 re­co­nhe­ci­dos, fru­tos de seis ca­sa­men­tos e de re­la­ções ex­tra­con­ju­gais), foi uma das di­re­to­ras da Saha­ra Com­pu­ters, dos Gup­ta. Du­du­za­ne, ou­tro fi­lho, re­nun­ci­ou à di­re­ção de ou­tra em­pre­sa do gru­po após pres­são pú­bli­ca em 2016.

Na­que­le ano, o cres­cen­te po­der dos Gup­ta no go­ver­no sul-afri­ca­no foi ex­pos­to em re­la­tó­rio do ór­gão na­ci­o­nal an­ti­cor­rup­ção e na de­nún­cia do en­tão vi­ce-mi­nis­tro de Fi­nan­ças Mce­bi­si Jonas, que dis­se que um mem­bro da fa­mí­lia ofe­re­ce­ra a ele o pos­to de mi­nis­tro no ano an­te­ri­or.

Zu­ma ain­da é ob­je­to de de­nún­ci­as que en­vol­vem re­for­mas fei­tas em sua ca­sa pa­gas com di­nhei­ro pú­bli­co. Em 2016, o en­tão pre­si­den­te en­fren­tou uma vo­ta­ção de im­pe­a­ch­ment e ven­ceu.

Par­te­da­cú­pu­la­doCNA­te­me que a der­ro­ca­da do ago­ra ex-pre­si­den­te pre­ju­di­que o par­ti­do nas pró­xi­mas eleições, abrin­do es­pa­ço pa­ra a as­cen­são de uma opo­si­ção que nun­ca es­te­ve no po­der.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.