Folha de S.Paulo

Era uma vez um príncipe recalcado

Dom Bertrand não se casou e passou a vida comentando matrimônio­s alheios

- Gregorio Duvivier Ator e escritor, é um dos criadores do portal humorístic­o Porta dos Fundos DS Q Q S S Maína Mello @mainamello Ricardo Araújo Pereira | Gregorio Duvivier | | Reinaldo Figueiredo | José Simão | Renato Terra | José Simão

Engana-se quem acredita que o casamento real inglês foi uma unanimidad­e no mundo inteiro. Os noivos Harry e Meghan não tiveram o aval de dom Bertrand, o príncipe herdeiro do trono do Brasil. “Nunca aprovaria [se eu fosse a rainha da Inglaterra]”, revelou nosso príncipe à BBC. A desaprovaç­ão do príncipe herdeiro do Brasil teria causado um incidente diplomátic­o sem precedente­s, caso alguém de fato se

T

ASTROLOGIA TRABALHO ÁRIES 21.mar a 20.abr Semana ótima para fazer reuniões, trabalhar sobre suas ideias, fechar negócio e correr atrás dos seus planos, mas do que for realmente importante para você. Metas construtiv­as.

TOURO 21.abr a 20.mai Você tem assuntos domésticos para resolver, como os relativos ao seu patrimônio, despesas, consertos. Ou talvez sejam as relações íntimas e sua segurança afetiva? Cuide dessa base.

GÊMEOS 21.mai a 20.jun A semana começa boa para você se movimentar na vida. O pensamento anda meio fixado, mas dá para se concentrar em um objetivo ou atividade enquanto as informaçõe­s vão chegando.

CÂNCER 21.jun a 21.jul

A vida segue enquanto você transita de uma fase para outra. O trabalho concentrad­o renderá. Para sentir mais confiança, estimule o espírito de grupo e a colaboraçã­o, e todos ganharão.

LEÃO 22.jul a 22.ago A semana começa com a Lua em Leão, para você cuidar das suas necessidad­es em primeiro lugar. Mas cuidado com exageros e dramas. Mantenha o espírito prático até para isso.

VIRGEM 23.ago a 22.set Com concentraç­ão, você desenvolve­rá melhor o que se propuser a fazer. Intuição e inspiração boas para ir fundo em um tema, pensar em viabilizar seus sonhos entre limites e potenciais.

LIBRA 23.set a 22.out Gente que abre portas e amplia seus horizontes, tudo de bom para os negócios e também para ter outras perspectiv­as, quem sabe até algumas respostas, sobre seus dilemas pessoais.

ESCORPIÃO 23.out a 21.nov O trabalho fluirá com os recursos certos. Você pode até convencer alguém a topar uma parada, mas isso depende também de você transmitir uma real confiança no que está propondo.

SAGITÁRIO 22.nov a 21.dez Você já pode pensar em voos maiores. Só não perca o foco dos detalhes, pois neles está sua verdade, segurança e competênci­a. Com pouco, você pode fazer muito. Faça planos.

CAPRICÓRNI­O 22.dez a 20.jan Você tem pressa, quer tudo de maneira direta, mas é nisso que pode se atropelar. Analise melhor as propostas, faça a contabilid­ade, inclusive emocional. Adie decisões importante­s.

AQUÁRIO 21.jan a 19.fev Ter que lidar com gente de gênio não é o que você queria agora, mas será preciso enfrentar agora? Um pouco mais de paciência. O que você precisa é de ajuda, e esta virá se você falar bem.

PEIXES 20.fev a 20.mar Planeje seu dia e esforcese para cumprir com a maior parte dessas determinaç­ões. Contatos interessan­tes e boas informaçõe­s. Você passará mais credibilid­ade se lidar com fatos. importasse com a sua opinião.

O príncipe explicou-se: “Como sou católico, não consigo ver com bons olhos o casamento de uma divorciada”. Entendo o príncipe. Da minha parte, como sou divorciado, não consigo ver com bons olhos o casamento de um católico.

Mas entendo também sua raiva. O príncipe não foi nem sequer convidado pro casamento. Tampouco costumo ver com bons olhos as festas para as quais eu não fui convidado. Costumo achar, inclusive, lamentávei­s. Sou inclusive contra a realização das mesmas.

Em segundo lugar, nosso príncipe nunca se casou, pois achou que precisaria abdicar do trono caso se casasse com uma plebeia —mal sabia ele que ninguém estava se importando com seu casamento e que não havia nem sequer trono pra herdar. Como nenhuma princesa quis se casar com um

José Simão príncipe inexistent­e, o mesmo não se casou com ninguém, pra não ter de abdicar a um trono que tampouco existe. Passou o resto da vida comentando o casamento dos outros.

Mas calma: solteiro, sim. Sozinho, nunca. Dom Bertrand entrou pra TFP, organizaçã­o católica conservado­ra, na qual fez grandes amigos, e passou acreditar que a preservaçã­o das comunidade­s indígenas é uma “tática comunista” e que o aqueciment­o global foi inventado pelos “ecoterrori­stas do PT”.

O suposto príncipe revelou também à BBC que o Brasil ainda tem “índole monárquica” pois usa muito as palavras “rei” e “rainha” de forma elogiosa. “O Pelé é o rei do futebol. Na feira livre, temos o rei da pamonha, o rei do pastel”. Taí um ótimo argumento. Esqueceu-se de citar o Rei do Mate, o Adriano Imperador e o célebre cirurgião Dr. Rey.

No entanto, é impossível discordar do príncipe quando ele diz: “Hoje, não se encontra um brasileiro que diga de boca cheia que a República deu certo”. De fato, não se encontra. Ou melhor, não se encontrava. Depois de ouvi-lo falar, cresceu em mim um enorme apego à nossa democracia. Tudo sempre podia ser pior.

 ??  ??
 ?? Catarina Bessell ??
Catarina Bessell

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil