Folha de S.Paulo

Produtor do infantojuv­enil ‘Tainá’, Pedro Rovai morre no Rio, aos 80 anos

-

são paulo Um dos mais conhecidos nomes do cinema infantojuv­enil no Brasil, o produtor paulista Pedro Rovai morreu na madrugada desta quinta-feira (1º), no Rio. Ele tinha 80 anos e enfrentava um câncer.

Rovai começou a carreira nos anos 1960, como assistente de direção em “São Paulo, Sociedade Anônima”, de Luís Sérgio Person. A partir de 1969 e na década seguinte, dirigiu longas como “Adultério à Brasileira”, “A Viúva Virgem” e “Ainda Agarro Esta Vizinha”.

Mas foi como produtor que Rovai mais se destacou. Esteve por trás de uma das adaptações de “Bonitinha, Mas Ordinária”, com Vera Fisher, José Wilker e Lucélia Santos, e da pornochanc­hada “Luz, Cama, Ação!”.

Na virada dos anos 2000, produziu seus filmes mais famosos. O mais conhecido é “Tainá -Uma Aventura na Amazônia”, história sobre uma indiazinha que foi marco do cinema infantil com seus mais de 800 mil ingressos vendidos e rendeu outros dois longas.

Rovai também aproveitou a alta das comédias nacionais e produziu, em 2012, “Qualquer Gato Vira-Lata”, com Cleo Pires e Malvino Salvador. A obra gerou uma continuaçã­o lançada três anos depois.

O produtor deixa a mulher e a filha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil