Folha de S.Paulo

Macri anuncia que vai tentar se reeleger na Argentina no ano que vem

- Sylvia Colombo

O presidente argentino, Mauricio Macri, anunciou nesta terça-feira (6) que será candidato à reeleição no ano que vem.

“Estou pronto para continuar, por sorte estamos saindo de nosso momento mais difícil”, afirmou, referindo-se à crise em que submergiu o país em abril, quando o dólar disparou até atingir um aumento de 55% com relação ao seu valor no começo do ano.

A alta inflação, que deve chegar a 50% até o fim do ano, e a popularida­de em queda —Macri está com 35% a 38% de aprovação— fizeram surgir rumores de que outro nome poderia ser o candidato da coalizão governista Mudemos.

Entre eles estavam o chefe de gabinete, Marcos Peña, e a governador­a da província de Buenos Aires, María Eugenia Vidal.

O anúncio de Macri põe fim às especulaçõ­es. “Apesar do momento difícil, acho que os argentinos sabem que estamos jogando tudo nessa recuperaçã­o econômica, cujo caminho não é fácil, mas acredito ser o único possível”, disse.

Pesquisas do instituto Isonomia mostra que sua antecessor­a e potencial rival, a ex-presidente Cristina Kirchner, também tem cerca de 35% de aprovação, e ambos compartilh­am 50% de reprovação.

A equipe que cuida da imagem de Macri, comandada pelo equatorian­o Jaime Durán Barba, espera que a visibilida­de com a cúpula do G20, no final do mês, colabore para melhorar seus números.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil