Folha de S.Paulo

Criador da paradinha funk na Sapucaí, viveu pelo Carnaval

JORGE OLIVEIRA (1952-2018)

- Fernanda Canofre coluna.obituario@grupofolha.com.br

Na apuração do Carnaval de 1997, Viradouro e Mocidade disputavam décimo a décimo o título. As duas eram as escolas do coração de Jorge Oliveira. Uma o havia acolhido. A outra foi fundada por seu pai, seu Orozimbo.

Poucos dias antes, com a escola de Niterói, Jorjão tinha levado à Sapucaí uma das maiores inovações já vistas no Carnaval do Rio de Janeiro: a paradinha funk.

Antes de entrar na avenida, ele havia sido proibido de levar a ideia adiante. Sua mulher, Regilane, olhou para o mestre de bateria: “E agora?”. Jorjão, retrucou: “Vou fazer”.

A ousadia rítmica foi a única nota nove da escola e quase custou o primeiro e único título da Viradouro no Grupo Especial. Mas virou também um dos momentos mais icônicos dos desfiles cariocas. A tarde de contagem de votos foi o dia mais feliz da vida de Jorjão.

A teimosia era uma de suas marcas, assim como o talento. Nascido no Rio, cresceu na quadra da Mocidade Independen­te de Padre Miguel. Aprendeu a conduzir a bateria com Mestre André e se tornou mestre de muitos outros que vieram depois, como Dudu, titular atual: “Ele deixou uma história na Mocidade e eu tento manter a tradição”.

Depois de idas e vindas, Jorjão voltou a entrar com a escola na avenida em 2017 para ganhar mais um campeonato. E voltava a ser mestre de janeiro a janeiro —enquanto a saúde aguentou, seguiu viajando com a Bateria BM10 da Velha Guarda. “O Carnaval foi a vida dele”, conta o amigo Zé Bolinho.

No último dia 27, complicaçõ­es de um AVC levaram Jorjão. O velório virou show da bateria na Quadra da Mocidade. Deixa Regilane, de quem nunca ficou longe apesar da separação, e o filho Jorge. “Sou grata a ele eternament­e, porque ele foi um homem muito bom”, diz ela.

LEO ROBERTO BORGES VIEIRA Aos 94, casado com Regina. Cemitério da Consolação, r. da Consolação, 1.660, Consolação.

7º DIA

VANDA OLIANI MOHERDAUI Nesta quarta (7/11) às 19h30, Igreja do Divino Espírito Santo, r. Frei Caneca, 1.047, Consolação.

1º ANO

VERA LUCIA MELEIRO VERGARA RODRIGUES Nesta quinta

(8/11) às 19h30, Igreja do Embaré, av. Bartolomeu de Gusmão, 32, Embaré, Santos (SP).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil