Folha de S.Paulo

Deputados e Ilan discutem votar independên­cia do BC

Acordo pode levar a pauta a plenário ainda neste ano, dizem parlamenta­res

- Ranier Bragon

Os presidente­s da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Banco Central, Ilan Goldfajn, se reuniram nesta quarta-feira (7) com todos os líderes partidário­s para debater a possibilid­ade de votação ainda em 2018 do projeto de independên­cia do banco.

Segundo deputados que participar­am da reunião, houve amplo consenso a favor da medida, que já começaria a ser discutida nas próximas semanas. Apenas os partidos de esquerda se manifestar­am contra.

“Ele [Ilan] afirmou que participa de fóruns internacio­nais e que o Brasil é o único país que não tem um BC independen­te”, afirmou o deputado Fernando Monteiro (PP-PE).

“Segundo sua explanação, dos 50 países mais desenvolvi­dos, o Brasil é um dos poucos, se não o único, em que não há essa independên­cia”, afirmou o ex-ministro e deputado Mendonça Filho (DEM-PE).

Líder da terceira maior bancada da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) afirmou ter havido consenso de que o projeto está maduro para ser colocado em votação na Câmara a partir da próxima semana.

Da oposição, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) afirmou não ter havido acordo para votação.

Maia, que tenta a reeleição ao cargo, é a favor do projeto.

Segundo o texto, presidente­s e diretores do BC teriam mandato de quatro anos, não coincident­es com o do presidente da República.

Ainda de acordo com deputados que participar­am da reunião, o presidente do BC disse considerar salutar a não coincidênc­ia de mandatos.

Atualmente o presidente e os diretores do BC podem ser exonerados pelo chefe do Executivo a qualquer tempo.

Ilan saiu sem falar com a imprensa. De acordo com os deputados, ele colocou toda a equipe técnica do BC à disposição dos parlamenta­res e ficou de voltar para conversar com os deputados em uma nova oportunida­de.

O relator do projeto de autonomia do BC, o deputado Celso Maldaner (MDB-SC), também estava na reunião.

Há ainda possibilid­ade de Ilan permanecer no posto no governo Jair Bolsonaro (PSL), que defende a independên­cia do BC. Segundo deputados, o presidente do BC não falou sobre esse assunto.

Na terça-feira (6), Bolsonaro disse que “pode ser o Ilan”, mas delegou ao futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, os anúncios sobre a presidênci­a do órgão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil