Folha de S.Paulo

Boemia rivaliza com os Beatles em Liverpool

Bares, lojas e mercado moderninho entretêm visitante que quer ir além das marcas deixadas pelo quarteto inglês

- Fernanda Ezabella Fotos Fernanda Ezabella/Folhapress Divulgação

A cidade de Liverpool está nos “ouvidos e olhos” de qualquer fã dos Beatles, como o refrão da música do quarteto, de 1967, que homenageia a rua Penny Lane.

Atualmente uma das mais famosas do mundo, a via servia de ponto de encontro para os jovens John Lennon e Paul McCartney, que costumavam pegar o ônibus juntos.

Ainda é possível conhecer a loja do barbeiro mencionado na canção, a Tony Slavin (há outra barbearia na rua, a The Barbers, aberta em 2010).

Cheia de comércio, Penny Lane tem lugares que vendem “fish and chips”, peixe frito com batatas, como os Beatles cantam no verso “a four of fish and finger pies”, da mesma canção. Só cuidado para não pedir a “finger pie”, expressão de conotação sexual.

A cidade inglesa de 500 mil habitantes, a 350 km de Londres, é marcada por diversos outros tesouros da era do quarteto fantástico (veja mapas na página ao lado).

Ainda estão lá as casas onde os quatro nasceram ou passaram boa parte da adolescênc­ia, os bares que frequentar­am e até uma igreja, no mesmo terreno de um cemitério, onde Lennon e McCartney se conheceram, em 1957.

Quem chegar de avião já sai ganhando. O Liverpool John Lennon Airport conta com uma estátua do músico, fotos e várias frases impressas pelos salões, além de um gracioso submarino amarelo, estae cionado na rua, que dá boasvindas aos visitantes.

Ainda que atualmente os jovens a conheçam mais pelo time de futebol que leva o nome da cidade, Liverpool ganhou um bairro boêmio conhecido como Triângulo Báltico, repleto de bares e mercados moderninho­s.

Se a Beatlemani­a acontecess­e hoje, as jovens de minissaia os rapazes cabeludos se encontrari­am nessa região.

O centro do agito é o imponente prédio industrial de tijolos vermelhos da antiga cervejaria Cains, um complexo levantado no final do século 19, que tem uma dramática torre com chaminé.

Hoje batizado de Cains Brewery Village, o espaço agrupa lojas de itens vintage e bares, como o Peaky Blinders, que atrai filas nos finais de semana, e até um minigolfe psicodélic­o, o Ghetto Golf, cujas paredes são cobertas por desenhos ultracolor­idos.

Outro local popular é o Baltic Market, de comida de rua, logo ao lado da antiga cervejaria. O mercado, que funciona apenas de quinta a domingo, foi inaugurado em 2017.

Para a sobremesa, vale ir até a sorveteria Smash It, que serve a guloseima sobre uma maçaroca de algodão doce.

Como prova da chegada dos moderninho­s ao bairro, o Triângulo Báltico já tem sua própria barbearia à moda antiga, a Swanky Malone Downtown (lavagem e corte saem por £ 20, cerca de R$ 100).

Para quem já cansou dos Beatles, a loja Sharky’s é especializ­ada em camisetas de bandas de heavy metal, com destaque para aquelas que só os fanáticos conhecem. O dono até abre algumas exceções, para Elvis, por exemplo, mas não para o quarteto fantástico.

 ??  ?? Estátua dos Beatles localizada às margens do rio Mersey, em Liverpool
Estátua dos Beatles localizada às margens do rio Mersey, em Liverpool
 ??  ?? No alto, fachada da Cains Brewery Village, que reúne lojas e bares; acima, mural do Museu Internacio­nal da Escravidão
No alto, fachada da Cains Brewery Village, que reúne lojas e bares; acima, mural do Museu Internacio­nal da Escravidão
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil