Folha de S.Paulo

Xi recebe Kissinger e pede respeito à China

- Reuters

O dirigente da China, Xi Jinping, se encontrou nesta quinta-feira (8) com Henry Kissinger, 95, ex-secretário de Estado dos EUA, e pediu que seja respeitado o direito de seu país de buscar o desenvolvi­mento de acordo com o caminho que achar melhor.

“A China segue no caminho do desenvolvi­mento pacífico, e está comprometi­da a construir um relacionam­ento com os Estados Unidos sem conflitos e confrontos, com respeito mútuo e cooperação para que os dois ganhem”, disse Xi, durante a reunião em Pequim.

O mandatário pediu aos EUA que respeitem o direito da China de defender seus interesses e as suas escolhas.

Xi também disse esperar que os países cheguem a um meio-termo nas questões em debate e que não deixem suas relações se deteriorar­em.

Em disputa comercial, China e EUA criaram tarifas sobre centenas de bilhões de dólares em mercadoria­s que comerciali­zam entre si. O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou criar ainda mais taxas caso não haja acordo entre as partes.

O governo Trump também acusa a China de interferir na política americana, o que Pequim nega. Há, ainda, embates sobre áreas no mar do Sul da China e Taiwan.

Trump e Xi terão um encontro paralelo durante a reuni- ão do G20, no fim de novembro na Argentina. No evento desta quinta, Xi disse esperar que ele e o americano tenham oportunida­de para uma “profunda troca de pontos de vista” e que a China aposta em soluções negociadas.

Na semana passada, Trump e Xi conversara­m por telefone e o resultado foi considerad­o positivo. Nesta sexta-feira (9), haverá uma reunião sobre segurança entre os dois países.

Kissinger disse acreditar que o encontro entre Xi e Trump será um sucesso e apontou que as relações entre EUA e China demandam pensamento estratégic­o e que cada lado tenha mais clareza sobre as necessidad­es do outro.

No evento, Xi chamou de Kissinger, 95, de “velho amigo dos chineses” e citou a contribuiç­ão feita por ele para reestabele­cer as relações entre China e EUA. “Nós não esquecerem­os disso”.

Kissinger foi secretário de Estado nos anos 1970 e um dos homens mais poderosos dos EUA na época. Uma de suas principais conquistas foi reatar as relações com a China.

O então secretário também negociou o fim do conflito entre Israel e Egito e, na América Latina, deu apoio a ditaduras militares. Em 1973, Kissinger recebeu o prêmio Nobel da Paz, pelas tratativas que encerram a guerra com o Vietnã.

 ?? Pang Xingle/Xinhua ?? Henry Kissinger e Xi Jinping se reuniram em Pequim
Pang Xingle/Xinhua Henry Kissinger e Xi Jinping se reuniram em Pequim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil