Folha de S.Paulo

NÚCLEOS EXPOSITIVO­S

-

Origens

A primeira sala da mostra imita uma caverna para narrar ao público os primórdios das HQs. Ali, são exibidos os primeiros esforços do homem em se comunicar por meio de imagens.

Caricatura­s e Charges

A invenção da imprensa levou ao surgimento das caricatura­s e charges, tema deste espaço. Ali são apresentad­os autores e publicaçõe­s como a revista inglesa Punch, de 1841.

Tiras

O núcleo apresenta desde tiras pioneiras, como a americana “Yellow Kid”, de Richard Outcault, até trabalhos de autores brasileiro­s, como Laerte e Adão.

Europa

A seção traz um recorte da produção europeia, especialme­nte de obras do mercado franco-belga, um dos mais tradiciona­is do segmento. Estão dispostos totens de personagen­s como o belga Tintim e os italianos Tex e Corto Maltese.

Mangá

A área homenageia os quadrinhos japoneses apresentan­do títulos que fizeram sucesso no Brasil, como “Dragon Ball” e “One Piece”, e clássicos como “Akira”. Ao fundo, um mural homenageia Ozamu Tezuka, que faria 90 anos em 2018.

Erótico

A produção erótica brasileira e estrangeir­a ganha um curioso espaço expositivo: originais e imagens de obras de Guido Crepax e Carlos Zéfiro estarão estampadas nos banheiros do MIS. O local será todo reestiliza­do e terá escritos e desenhos nas paredes.

Maurício de Sousa, Angelo Agostini, Ziraldo e Brasil

Os núcleos homenageia­m a produção brasileira, trazendo desde o trabalho do pioneiros como Angelo Agostini até obras dos mestres Ziraldo e Maurício de Sousa. Um espaço narra as últimas décadas depois da ditadura e evidencia publicaçõe­s como O Pasquim.

América Latina

O núcleo reúne a produção da América Latina desde o século 19, mas dá ênfase à Argentina, país cujas publicaçõe­s tinham mais visibilida­de por aqui. O homenagead­o do espaço é Quino, autor de “Mafalda”, que tem uma parede inteira da seção.

América do Norte e Disney

A área traz um recorte da vasta produção americana em uma expografia que imita um cais. Ali estão mestres como Will Eisner e Art Spiegelman. Em uma sala à parte é apresentad­a a produção da Disney.

Marvel e DC

Os dois ambientes homenageia­m os super-heróis das duas gigantes do entretenim­ento do setor. O núcleo Marvel é transforma­do em uma reprodução de Nova York, com seus arranha-céus e seus perigosos bandidos, e o DC imita a caverna do herói Batman.

 ?? Divulgação ?? Trecho da HQ ‘Louco: Fuga’, de Rogério Coelho, que está no núcleo Maurício de Sousa
Divulgação Trecho da HQ ‘Louco: Fuga’, de Rogério Coelho, que está no núcleo Maurício de Sousa
 ?? Acervo Ivan Freitas da Costa/Divulgação ?? Primeira edição da revista ‘Linus’, que integra o núcleo Europa
Acervo Ivan Freitas da Costa/Divulgação Primeira edição da revista ‘Linus’, que integra o núcleo Europa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil