LE­GA­DO E GRA­CE­LAND

A herança mu­si­cal dei­xa­da por El­vis Presley ga­ran­te re­cor­des, re­gra­va­ções e com­po­si­ções que eter­ni­zam sua im­por­tân­cia pa­ra a atu­a­li­da­de

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - ELVIS PRESLEY - EDIÇÃO DE COLECIONADOR - - EDITORIAL - TEX­TO Éri­ca Agui­ar DE­SIGN Mary El­len Ma­cha­do FOTOS Shutterstock Ima­ges e Ins­ta­gram @el­vis

El­vis não mor­reu. Pe­lo me­nos, não nas me­mó­ri­as de ar­tis­tas que ti­ve­ram a chan­ce de con­vi­ver com o can­tor e nas lem­bran­ças de ad­mi­ra­do­res que con­ti­nu­am a ou­vir su­as can­ções e a trans­mi­tir o le­ga­do do rei do rock até os di­as atu­ais.

Du­ran­te as dé­ca­das de 1950 a 1970, o as­tro foi o res­pon­sá­vel por re­vo­lu­ci­o­nar a mú­si­ca e a cul­tu­ra po­pu­lar com seu re­bo­la­do e re­bel­dia em ci­ma dos pal­cos. Se­ja ves­tin­do qui­mo­nos per­so­na­li­za­dos ou com as ja­que­tas icô­ni­cas do iní­cio da car­rei­ra, El­vis Presley ain­da é lem­bra­do pe­las ge­ra­ções mais ve­lhas e tam­bém pe­los mais jo­vens. Is­so por­que as mú­si­cas do rei do rock nun­ca dei­xa­ram de ser to­ca­das nas rá­di­os e de com­por tri­lhas so­no­ras de fil­mes e pro­gra­mas de te­vê.

Im­pac­to mu­si­cal

O su­ces­so de Presley é imen­su­rá­vel. Em­bo­ra os nú­me­ros de ven­das, ran­kings e re­cor­des de­mons­trem o quan­to foi ca­paz de con­quis­tar os ou­vi­dos e co­ra­ções dos fãs, não exi­bem o im­pac­to emo­ci­o­nal e cul­tu­ral de seus fei­tos. Pa­ra de­mons­trar sua im­por­tân­cia no uni­ver­so mu­si­cal, em 23 de ja­nei­ro de 1986, o can­tor pas­sou a fa­zer par­te do Rock and Roll Hall of Fa­me, ins­ti­tui­ção res­pon­sá­vel por re­gis­trar o le­ga­do de ar­tis­tas que im­pac­ta­ram a his­tó­ria des­se gê­ne­ro mu­si­cal.

Se­gun­do a bi­o­gra­fia so­bre o can­tor dis­po­ní­vel no si­te da or­ga­ni­za­ção, es­ta­tis­ti­ca­men­te, El­vis al­can­çou nú­me­ros co­mo 38 hits en­tre as dez can­ções mais es­cu­ta­das de sua épo­ca e 80 se­ma­nas, so­ma­das, co­mo o nú­me­ro um das pa­ra­das. Con­tu­do, es­ses nú­me­ros ain­da po­dem ser su­pe­ra­dos, vis­to que co­le­ções do can­tor e gra­va­ções ra­ras con­ti­nu­am a ser pro­du­zi­das e di­vul­ga­das.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.