VI­DA LON­GA AO REI!

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA ESPECIAL ROLLING STONES - 1 - - EDITORIAL -

Es­ta edi­ção de Gran­des Ído­los da Mú­si­ca é tam­bém uma ho­me­na­gem a um dos mai­o­res mi­tos da his­tó­ria re­cen­te. Po­de pa­re­cer exa­ge­ro de nos­sa par­te, mas, re­fli­ta co­nos­co: El­vis Presley nos dei­xou há qua­se 40 anos, po­rém, ain­da é lem­bra­do co­mo uma lenda por di­fe­ren­tes ge­ra­ções em di­ver­sos lu­ga­res do mun­do. Que ou­tros no­mes con­se­gui­ram es­se ti­po de re­co­nhe­ci­men­to? Com cer­te­za, ra­ros exem­plos.

Apre­sen­ta­mos ini­ci­al­men­te os mo­ti­vos que le­va­ram aque­le me­ni­no nascido no in­te­ri­or do Mis­sis­sip­pi a se tor­nar “o rei do rock’n’roll” – e por quê ele re­ce­beu es­se tí­tu­lo tão no­bre. Da in­fân­cia mar­ca­da por uma pe­que­na tra­gé­dia lo­go em seu nas­ci­men­to até o pas­so de­ci­si­vo den­tro de um es­tú­dio, foi uma lon­ga jor­na­da pa­ra es­se ra­paz tí­mi­do (sim, po­de acre­di­tar).

Mos­tra­mos tam­bém o pri­mei­ro e ar­re­ba­ta­dor su­ces­so de El­vis, que abriu por­tas e in­flu­en­ci­ou mui­ta gen­te boa, mas que tam­bém in­co­mo­dou par­te da so­ci­e­da­de nor­te-ame­ri­ca­na. Jun­to com a as­cen­são mu­si­cal, veio a car­rei­ra no ci­ne­ma e uma con­vo­ca­ção ines­pe­ra­da pa­ra o exér­ci­to. Nem mes­mo ele ima­gi­nou que um dia vol­ta­ria à mú­si­ca.

O ca­sa­men­to, o re­tor­no ao to­po das pa­ra­das de su­ces­so e os pro­ble­mas de saú­de mar­ca­ram a fa­se fi­nal de uma vi­da in­ten­sa, que che­gou ao fim de ma­nei­ra trá­gi­ca – se é que vo­cê re­al­men­te acre­di­ta que ele mor­reu. No fi­nal, o que te­mos ho­je é um enor­me le­ga­do dei­xa­do por es­te es­pe­ta­cu­lar ar­tis­ta.

E pa­ra vo­cê, qual a pri­mei­ra lem­bran­ça que o no­me

El­vis traz à sua men­te? Na ca­be­ça de uns, é o re­bo­la­do que cho­cou os con­ser­va­do­res e en­lou­que­ceu os jo­vens. Pa­ra ou­tros, é a voz que in­ter­pre­ta­va can­ções com afi­na­ção e emo­ção pre­ci­sas. E mui­tos ain­da vão se lem­brar das rou­pas ex­tra­va­gan­tes ou do to­pe­te tão ca­rac­te­rís­ti­co.

As lem­bran­ças se­rão di­fe­ren­tes, mas o íco­ne por trás de to­dos es­ses sím­bo­los é o mes­mo:

El­vis Presley.

Boa lei­tu­ra! A re­da­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.