É gu­er­ra!

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - John Lennon - - A Obra -

The Be­a­tles, ou o Ál­bum Bran­co, de 1968, na prá­ti­ca, o dis­co é uma co­le­tâ­nea com mú­si­cas dos qua­tro in­te­gran­tes da banda. Ape­sar de as­si­na­rem 25 das 30 fai­xas, Len­non e McCart­ney fi­ze­ram re­al­men­te jun­tos ape­nas Birth­day. O in­crí­vel é que nes­sa fa­se e até o fim ofi­ci­al da banda, se­pa­ra­da­men­te eles ha­vi­am atin­gi­do a ma­tu­ri­da­de em ter­mos de com­po­si­ção e fi­ze­ram seus me­lho­res tra­ba­lhos. Não por aca­so, o dis­co é ti­do por uma boa par­te dos be­a­tle­ma­nía­cos co­mo o me­lhor da car­rei­ra do gru­po. A ri­va­li­da­de aca­bou ser­vin­do co­mo uma es­pé­cie de adu­bo pa­ra as men­tes cri­a­ti­vas de am­bos. Pa­ra ca­da gran­de com­po­si­ção que um de­les fa­zia, o ou­tro ti­nha uma me­lhor (ou, pe­lo me­nos, no mes­mo ní­vel).

Let It Be, gra­va­do em 1969, mas só lan­ça­do em 1970, con­tém ape­nas três mú­si­cas de Len­non – One Af­ter 909, Dig a Pony e Across The Uni­ver­se – uma vez que est­va mer­gu­lha­do em sua re­la­ção com Yo­ko e ca­da vez mais dis­tan­te da banda. O cli­ma con­ti­nu­ou pe­sa­do nas sessões de Ab­bey Ro­ad, lan­ça­do an­tes, mas gra­va­do de­pois de

Let It Be, ape­sar de am­bos es­ta­rem em uma fa­se de cri­a­ti­vi­da­de ex­cep­ci­o­nal.

Após o fim do gru­po, po­rém, eles co­me­ça­ram a man­dar re­ca­dos um ao ou­tro atra­vés de su­as mú­si­cas. É as­sim que os gê­ni­os con­ver­sam e bri­gam tam­bém. Em 1971, Paul lan­çou RAM, que se­ria re­che­a­do de re­fe­rên­ci­as ao fim dos Be­a­tles, mas tam­bém in­di­re­tas a John e Yo­ko, que ha­vi­am se tor­na­do pra­ti­ca­men­te uma só pes­soa. Em uma das fai­xas, Too Many Pe­o­ple, as re­fe­rên­ci­as são tão cla­ras que le­vou John a “res­pon­der” com How Do You Sle­ep? A can­ção faz par­te de Ima­gi­ne, ál­bum que, por si só, mui­tos con­si­de­ram uma re­a­ção de Len­non ao su­ces­so ini­ci­al da car­rei­ra so­lo do ex-par­cei­ro. Em sua ca­be­ça, ele ti­nha o de­ver de fa­zer al­go me­lhor, sem­pre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.