FRAN­CES BEAN CO­BAIN

Fru­to do amor de Kurt e Court­ney, Fran­ces Bean Co­bain her­dou dos pais o ta­len­to, a per­so­na­li­da­de for­te e a vo­ca­ção pa­ra pro­ble­mas

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - NIRVANA - EDIÇÃO DE COLECIONADOR - - Índice - TEX­TO Bru­no Ribeiro DE­SIGN Mary El­len Ma­cha­do

Tu­do so­bre Fran­ces Bean, a fi­lha úni­ca de Kurt e Court­ney

Quan­do se fa­la em fi­lhos de fa­mo­sos, boa par­te das pes­so­as ima­gi­na cri­an­ças ro­de­a­das de mi­mos e van­ta­gens. Con­tu­do, não é fá­cil cres­cer em meio ao lu­xo, fa­ma, pri­vi­lé­gi­os e pres­tí­gio, vis­to que tu­do is­so mui­tas ve­zes acar­re­ta em pres­são, as­sé­di­os e fal­ta de pri­va­ci­da­de. Fran­ces Bean Co­bain que o di­ga.

Afi­nal, a fi­lha de Kurt e Court­ney foi ti­ra­da dos bra­ços de seus pro­ge­ni­to­res lo­go em seus pri­mei­ros di­as de vi­da. Além dis­so, fi­cou ór­fã de pai mui­to ce­do e viu sua cus­tó­dia pas­sar de mão em mão, en­tre os ti­os e avós, por cau­sa dos sur­tos e pas­sa­gens de sua mãe por cen­tros de re­a­bi­li­ta­ção. Ho­je, aos 24 anos, Fran­ces se di­vi­de en­tre du­as fun­ções dis­tin­tas: po­ten­ci­a­li­zar sua car­rei­ra co­mo ar­tis­ta vi­su­al e des­ven­ci­lhar-se das po­lê­mi­cas ge­ra­das por ela e por sua fa­mí­lia.

Sin­gu­la­ri­da­de, ex­ces­sos e per­das

A fi­lha de Kurt nas­ceu no Ce­dars-Si­nai Me­di­cal Cen­ter, em Los An­ge­les, es­ta­do da Ca­li­fór­nia. Apa­dri­nha­da pe­lo ex-vo­ca­lis­ta da ban­da R.E.M., Micha­el Sti­pe, e pe­la atriz Drew Bar­ry­mo­re, a ga­ro­ta foi ba­ti­za­da em ho­me­na­gem à Fran­ces MCKEE, gui­tar­ris­ta da ban­da in­die pop es­co­ce­sa The Va­se­li­nes. Já quan­to ao no­me do meio, a ins­pi­ra­ção foi mais inu­si­ta­da: Bean (fei­jão, em in­glês) foi es­co­lhi­do por­que Kurt pen­sou que ela pa­re­cia uma se­men­te da le­gu­mi­no­sa nas imagens de ul­tras­som. No en­tan­to, a es­sa al­tu­ra, mui­tas con­tro­vér­si­as já pai­ra­vam so­bre a vi­da da re­cém-nas­ci­da.

An­tes de dar à luz, Court­ney Lo­ve pre­ci­sou se de­fen­der dos ru­mo­res que a acu­sa­vam de ter usa­do dro­gas du­ran­te a ges­ta­ção. A si­tu­a­ção fi­cou ain­da pi­or quan­do a re­vis­ta Va­nity Fair pu­bli­cou o ar­ti­go Stran­ge Lo­ve, no qual a jor­na­lis­ta Lynn Hirs­ch­berg re­la­tou que Court­ney ad­mi­tiu ter usa­do he­roí­na mes­mo de­pois de sa­ber que es­ta­va grá­vi­da.

Não de­mo­rou mui­to pa­ra que o ser­vi­ço de pro­te­ção à cri­an­ça de Los An­ge­les ins­tau­ras­se uma in­ves­ti­ga­ção pa­ra apu­rar se o ca­sal pos­suía con­di­ção e ha­bi­li­da­des pa­ra cui­dar de sua fi­lha. Le­gí­ti­ma ou não, fa­to é que a ini­ci­a­ti­va tra­vou uma dis­pu­ta le­gal com Kurt e Court­ney, a pon­to de ti­rar Fran­ces da cus­tó­dia de seus pais quan­do ti­nha ape­nas 15 di­as de vi­da.

A me­ni­na foi en­tre­gue à Ja­mie, ir­mã de Court­ney, com qu­em fi­cou por vá­ri­as se­ma­nas. Pos­te­ri­or­men­te, por meio de um acor­do no qual se com­pro­me­ti­am a re­a­li­zar exa­mes de uri­na e re­ce­ber vi­si­tas re­gu­la­res de um as­sis­ten­te so­ci­al, os pais fi­nal­men­te con­quis­ta­ram a guar­da da fi­lha.

No dia 1º de abril de 1994, com me­nos de dois anos de ida­de, Fran­ces foi vi­si­tar Kurt no cen­tro de re­a­bi­li­ta­ção Exo­dus, lo­ca­li­za­do em Ma­ri­na del Rey, na Ca­li­fór­nia. A da­ta fi­ca­ria mar­ca­da co­mo a úl­ti­ma vez que viu seu pai, que mor­re­ria se­te di­as de­pois.

Cri­an­ça iti­ne­ran­te

So­zi­nha e com mais res­pon­sa­bi­li­da­des, Court­ney Lo­ve ti­nha idas e vin­das em seus pro­ble­mas com as dro­gas.

No ano de 2003, por exem­plo, a can­to­ra pas­sou por uma de­li­ca­da es­ta­dia hos­pi­ta­lar. As­sim, com a au­sên­cia da mãe, Fran­ces mi­gra­va de ca­sa fre­quen­te­men­te du­ran­te sua cri­a­ção – ora es­ta­va com ti­os, ora com avós. Po­rém, a in­de­fi­ni­ção so­bre sua guar­da pas­sou a ge­rar in­tri­gas den­tro da pró­pria fa­mí­lia.

Em 2005, o pai de Lo­ve, Hank Har­ri­son, fez uma bre­ve pe­ti­ção na cor­te de Los An­ge­les pa­ra ter di­rei­tos de vi­si­ta à sua ne­ta – mas o avô não ob­te­ve su­ces­so. Já em de­zem­bro de 2009, quan­do Fran­ces ti­nha 17 anos, a cor­te su­pe­ri­or da ci­da­de no­me­ou Wendy O’Con­nor e Kim­berly Co­bain (res­pec­ti­va­men­te, mãe e ir­mã de Kurt) co­mo tu­to­ras tem­po­rá­ri­as da ado­les­cen­te.

Mais do que is­so: cin­co di­as de­pois, o mes­mo juiz or­de­nou uma res­tri­ção que proi­bia Court­ney de ter qual­quer con­ta­to – di­re­to ou in­di­re­to – com sua fi­lha. O mo­ti­vo? A pró­pria Fran­ces ale­gou es­tar ame­dron­ta­da com a quan­ti­da­de de dro­ga con­su­mi­da por sua mãe – o que um dia a le­vou a dor­mir com o ci­gar­ro aces­so, pro­vo­can­do um prin­cí­pio de in­cên­dio que cau­sou ris­co de mor­te pa­ra a ga­ro­ta.

Mai­o­ri­da­de

As­sim que com­ple­tou 18 anos, em 18 de agos­to de 2010, Fran­ces her­dou 37% do pa­trimô­nio dei­xa­do por seu pai. Além dis­so, se­gun­do o por­tal nor­te-ame­ri­ca­no Fix, a ga­ro­ta tam­bém pas­sou a ad­mi­nis­trar os di­rei­tos de pu­bli­ci­da­de de no­me e ima­gem de Kurt Co­bain. Is­so por­que, ain­da de acor­do com o si­te, Court­ney fre­quen­te­men­te re­cor­ria à re­ser­va da fi­lha pa­ra empréstimos – e do­cu­men­tos re­ve­lam que a mãe ain­da de­ve cer­ca 2,75 mi­lhões de dó­la­res. En­quan­to não pa­gar a dí­vi­da, não te­rá o con­tro­le so­bre o le­ga­do do ex-ma­ri­do.

Nes­sa al­tu­ra, Fran­ces já es­ta­va em um re­la­ci­o­na­men­to sé­rio com o mú­si­co Isai­ah Sil­va, vo­ca­lis­ta da ban­da The Ee­ri­es – os dois ini­ci­a­ram o na­mo­ro em ja­nei­ro de 2010. As­sim, de­pois de fi­ca­rem noi­vos no iní­cio de 2011, aca­ba­ram se ca­san­do em ju­nho de 2014. Po­rém, me­nos de dois anos de­pois, a união che­ga­ria ao fim.

Ci­tan­do di­fe­ren­ças in­con­ci­liá­veis, Co­bain pe­diu o di­vór­cio em mar­ço de 2016. De acor­do com a re­vis­ta nor­te-ame­ri­ca­na Star, um dos mo­ti­vos se­ria o fa­to de que a her­dei­ra de Kurt te­ria com­pul­são por com­pras on­li­ne. O ex-ma­ri­do da jo­vem in­clu­si­ve te­ria di­to que a ca­sa que eles di­vi­di­am es­ta­va re­ple­ta de cai­xas de com­pras que ela fez e se­quer abriu. Den­tro do acor­do de di­vór­cio, Fran­ces se res­pon­sa­bi­li­zou a pa­gar cer­ca de 50 mil dó­la­res a Isai­ah em vir­tu­de da de­sa­ven­ça.

Court­ney e Fran­ces Bean em uma fes­ta de ani­ver­sá­rio da ga­ro­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.