BLE­A­CH

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - NIRVANA - EDIÇÃO DE COLECIONADOR - - Discografia -

(1989) Sub Pop, pro­du­zi­do por Jack En­di­no

01. Blew 02. Floyd the Bar­ber 03. About a Girl 04. Scho­ol 05. Lo­ve Buzz 06. Pa­per Cuts 07. Ne­ga­ti­ve Cre­ep 08. Scoff 09. Swap Me­et 10. Mr. Mous­ta­che 11. Sif­ting 12. Big Che­e­se 13. Dow­ner

Ble­a­ch, o ál­bum de es­treia da ban­da, foi gra­va­do no estúdio do pro­du­tor Jack En­di­no, o Re­ci­pro­cal, em três ses­sões. A pri­mei­ra, ain­da no co­me­ço de 1988, com Da­le Cro­ver na ba­te­ria, Kurt Co­bain no vo­cal e gui­tar­ra e Krist No­vo­se­lic no bai­xo, e a úl­ti­ma, um ano de­pois, já com Chad Chan­ning na ba­te­ria. A Sub Pop só te­ve o tra­ba­lho de pren­sar o dis­co, o que cri­ou uma cer­ta re­pu­ta­ção pa­ra a ban­da in­de­pen­den­te que ini­ci­a­va a sua car­rei­ra.

O dis­co mes­cla fai­xas que pa­re­cem ser pou­co tra­ba­lha­das em seu iní­cio, além de can­ções co­mo Blew, Scho­ol, Ne­ga­ti­ve Cre­ep, Floyd the Bar­ber e cla­ro, About a Girl, uma das me­lho­res mú­si­cas do gru­po. O in­te­res­san­te des­se dis­co é que o no­me de Jason Ever­man apa­re­ce nos cré­di­tos co­mo gui­tar­ris­ta, mas ele nun­ca par­ti­ci­pou das ses­sões. Ape­sar dis­so, ele fi­nan­ci­ou a par­te mais ca­ra das gra­va­ções e, por con­ta dis­so, foi lem­bra­do no dis­co.

A prin­cí­pio, o ál­bum ven­deu ape­nas seis mil có­pi­as, mas de­pois do su­ces­so do Ne­ver­mind, os fãs co­me­ça­ram a pro­cu­rar Ble­a­ch e mais de 4 mi­lhões de có­pi­as fo­ram ven­di­das no mun­do. Kurt é o com­po­si­tor de to­das as can­ções, me­nos Lo­ve Buzz, que é as­si­na­da por Robby Van Le­euwen, do gru­po ho­lan­dês Shoc­king Blue. O vi­nil de Ble­a­ch con­ti­nha ape­nas 11 mú­si­cas (a úl­ti­ma era Sif­ting), mas o CD lan­ça­do em 1992, pe­la Gef­fen, in­cluiu as can­ções Big Che­e­se e Dow­ner.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.