NE­VER­MIND

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - NIRVANA - EDIÇÃO DE COLECIONADOR - - Discografia -

(1991) Gef­fen, pro­du­zi­do por But­ch Vig

01. Smells Like Te­en Spi­rit 02. In Blo­om 03. Co­me as You Are 04. Bre­ed 05. Lithium 06. Polly 07. Ter­ri­to­ri­al Pis­sings 08. Drain You 09. Loun­ge Act 10. Stay Away 11. On a Plain 12. So­mething in the Way

Con­si­de­ra­do co­mo um dis­co punk de­mais por al­guns crí­ti­cos, e pop de­mais por al­guns punks, Ne­ver­mind con­sa­grou o Nir­va­na. É um dis­co em­pol­gan­te, ener­gé­ti­co e, ao mes­mo tem­po, me­ló­di­co, re­che­a­do de hits co­mo Smells Like Te­en Spi­rit, In Blo­om, Co­me As You Are, Lithium e Polly. As pau­la­das fi­cam por con­ta dos hi­nos grunge Ter­ri­to­ri­al Pis­sings, Drain You, Loun­ge Act, Stay Away, On A Plain e So­mething In The Way.

A im­por­tân­cia mai­or do dis­co, po­rém, foi fa­zer com que a mí­dia vol­tas­se o seu olhar pa­ra as ban­das, pri­mei­ro de Se­at­tle e, de­pois, do un­der­ground do mun­do to­do. Em dois me­ses, o dis­co ha­via ven­di­do mais de um mi­lhão de có­pi­as, su­pe­ran­do a ex­pec­ta­ti­va da gra­va­do­ra (a Gef­fen) que ha­via pren­sa­do, de iní­cio, me­nos de 50 mil có­pi­as.

O ál­bum co­me­çou a ser pré-pro­du­zi­do em 1990, no Smart Stu­di­os, do pro­du­tor But­ch Vig, ain­da com Chad Chan­ning na ba­te­ria. Com se­te mú­si­cas pron­tas, Da­ve Grohl as­su­miu a fun­ção de ba­te­ris­ta. As gra­va­ções prin­ci­pais fo­ram fei­tas en­tre maio e ju­nho de 1991, em Los An­ge­les, no len­dá­rio estúdio Sound City.

Ape­sar do dis­co ain­da ter um pou­co da pe­ga­da do pri­mei­ro ál­bum, traz com­po­si­ções mais ins­pi­ra­das, com te­mas que se re­fe­rem à vi­da co­mum, nos quais os ado­les­cen­tes se re­co­nhe­cem co­mo per­so­na­gens das can­ções. Ou­tro fa­tor cru­ci­al pa­ra o su­ces­so de Ne­ver­mind foi a cri­a­ção de re­frões fá­ceis de guar­dar. O su­ces­so de Te­en Spi­rit, com seu riff hip­nó­ti­co, foi de­ci­si­vo pa­ra o êxi­to do ál­bum, que, mes­mo após 20 anos de seu lan­ça­men­to, re­sis­te e per­ma­ne­ce atu­al.

io túd es em o ad av Gr

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.