FROM THE MUDDY BANKS OF WISHKAH

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - NIRVANA - EDIÇÃO DE COLECIONADOR - - Discografia -

(1996) Gef­fen, or­ga­ni­za­do por Krist No­vo­se­lic

01. In­tro 02. Scho­ol 03. Drain You 04. Aneurysm 05. Smells Like Te­en Spi­rit 06. Be­en a Son 07. Lithium 08. Sli­ver 09. Spank Th­ru 10. Scen­tless Ap­pren­ti­ce 11. He­art-Sha­ped Box 12. Milk It 13. Ne­ga­ti­ve Cre­ep 14. Polly 15. Bre­ed 16. Tou­ret­te’s 17. Blew

A prin­cí­pio, o pla­no da ban­da era lan­çar um ál­bum du­plo ain­da em 1994, com as gra­va­ções da sé­rie Un­plug­ged e ou­tro com as apre­sen­ta­ções ao vi­vo, mas is­so não foi pos­sí­vel por con­ta da mor­te de Kurt. Após pas­sar por uma re­cu­pe­ra­ção emo­ci­o­nal, Krist No­vo­se­lic re­to­mou o pro­je­to e or­ga­ni­zou a co­le­tâ­nea, com 17 mú­si­cas de shows de 1989 a ja­nei­ro de 1994.

O título From the Muddy Banks of Wishkah (uma pos­sí­vel tradução se­ria “às mar­gens la­ma­cen­tas do Wishkah”) se re­fe­ria ao rio que pas­sa por Abe­er­den e ao fa­mo­so epi­só­dio de Kurt ter dor­mi­do sob uma de su­as pon­tes. O ál­bum é um pas­seio pe­la his­tó­ria da ban­da e mos­tra a fú­ria do Nir­va­na no pal­co. Além dis­so, é um exem­plo de co­mo en­fren­tar a in­dús­tria fo­no­grá­fi­ca no du­e­lo en­tre o ce­ná­rio al­ter­na­ti­vo e o mains­tre­am.

O dis­co co­me­ça com uma pas­sa­gem de som cheia de gri­tos, mi­cro­fo­ni­as e dis­tor­ções. Na pri­mei­ra par­te, es­tão mú­si­cas mais co­nhe­ci­das co­mo Lithium, Scho­ol e Smells Like Te­en Spi­rit. Spank Th­ru é a can­ção iné­di­ta do dis­co. An­ti­ga com­po­si­ção de Kurt, só ti­nha si­do es­cu­ta­da em uma ver­são me­nos pe­sa­da, gra­va­da em Ro­ma du­ran­te a tur­nê de Ne­ver­mind. Ou­tra sur­pre­sa do ál­bum foi a can­ção Polly, que não ade­riu à voz e ao vi­o­lão da ver­são de Ne­ver­mind e nem às rá­pi­das gui­tar­ras e ba­te­ri­as de Incesticide. Ex­ce­len­te ál­bum pa­ra qu­em quer co­nhe­cer um pou­co de ca­da fa­se do Nir­va­na.

A o viv o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.