PARA A ETER­NI­DA­DE

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - The Beatles - - Indice - Thi­a­go Ko­gu­chi

Em 1966, os Be­a­tles lan­ça­ram so­men­te um dis­co, o sé­ti­mo de sua car­rei­ra, cha­ma­do Revolver. Po­de­ria ser so­men­te mais um ál­bum co­mum, mas é ine­gá­vel que os fa­tos en­vol­ven­do o quar­te­to de Li­ver­po­ol fo­gem des­sa ca­rac­te­rís­ti­ca. Além dis­so, quan­do as vi­tro­las to­ca­ram os pri­mei­ros se­gun­dos do dis­co, com a con­ta­gem “one, two, th­ree, four” e os ver­sos que fa­la­vam de “um para vo­cê, 19 para mim”, o mun­do sa­bia que al­go di­fe­ren­te ha­via si­do cri­a­do.

E as­sim foi. As 14 fai­xas do ál­bum eram uma gran­de no­vi­da­de, tan­to em re­la­ção aos te­mas (os impostos, o so­no, um sub­ma­ri­no ama­re­lo, um cer­to “Doc­tor Ro­bert”, en­tre ou­tros) quan­to nos ar­ran­jos e ins­tru­men­tos uti­li­za­dos. John, Paul, Ge­or­ge e Rin­go ex­pan­di­ram os li­mi­tes da mú­si­ca, pro­van­do que tu­do era pos­sí­vel.

Por is­so, no ano em que Revolver com­ple­ta seu ju­bi­leu de ou­ro, re­lem­bra­mos a ge­ni­a­li­da­de des­sa obra e co­mo re­per­cu­te ain­da ho­je. Fa­ze­mos tam­bém uma pe­que­na ho­me­na­gem ao pro­du­tor Ge­or­ge Mar­tin, que nos dei­xou aos 90 anos de ida­de em mar­ço des­se ano. Ain­da so­bre 1966, tra­ze­mos a der­ra­dei­ra apre­sen­ta­ção dos Be­a­tles em uma tur­nê, num show fei­to no ex­tin­to Can­dles­tick Park, nos EUA. Boa lei­tu­ra!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.