SUCESSO TO­TAL, AB­SO­LU­TO E ETER­NO

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - The Beatles - - Editorial - Boa lei­tu­ra, Os edi­to­res

45 mil pa­gan­tes no Al­li­anz Par­que, em São Pau­lo, can­tan­do de cor e sal­te­a­do, le­tra por le­tra. Mais de 45 anos de­pois do fi­nal dos Be­a­tles, maior fenô­me­no mu­si­cal pla­ne­tá­rio, Paul McCart­ney le­vou lo­ta­ção má­xi­ma à no­vís­si­ma are­na do Pal­mei­ras, em um elo­gi­a­do show – cu­ja tur­nê em ter­ras bra­si­lei­ras tam­bém pas­sou por Bra­sí­lia e Vi­tó­ria.

Tra­ta-se de um re­cor­de mí­ni­mo se com­pa­ra­do a to­das as fa­ça­nhas dos qu­a­tro ra­pa­zes bri­tâ­ni­cos que cha­co­a­lha­ram o uni­ver­so da mú­si­ca para to­do o sem­pre, mas re­pre­sen­ta­ti­vo para per­ce­ber que os Be­a­tles, ano após ano, con­ti­nu­am nas pa­ra­das mu­si­cais (e pes­so­ais) das pes­so­as do Bra­sil e do mun­do. As pla­ta­for­mas para ou­vir mu­da­ram – e mui­to – nes­se meio tem­po. Con­tu­do, o som se­gue atem­po­ral e eter­no.

É por is­so que re­sol­ve­mos pro­du­zir O Guia De­fi­ni­ti­vo The Be­a­tles – Edi­ção de Co­le­ci­o­na­dor, uma re­e­di­ção com­ple­ta das me­lho­res ma­té­ri­as já pu­bli­ca­das so­bre a ban­da. Nos­so ob­je­ti­vo não é ape­nas ve­ne­rar sua po­si­ção his­tó­ri­ca no meio mu­si­cal, e sim, com­pi­lar as mais com­ple­tas in­for­ma­ções a res­pei­to das pro­du­ções e da vi­da pes­so­al de John Len­non, Paul McCart­ney, Ge­or­ge Har­ri­son e Rin­go Starr.

Fo­mos atrás das ori­gens da ban­da e de co­mo tu­do co­me­çou, pro­cu­ra­mos com­pre­en­der um pou­co me­lhor as ra­zões para a ex­plo­são pla­ne­tá­ria – de­ta­lhan­do co­mo se deu a be­a­tle­ma­nia, e tam­bém re­lem­bra­mos os mo­men­tos de maior ma­tu­ri­da­de mu­si­cal. Além dis­so, bus­ca­mos to­dos os acon­te­ci­men­tos que cul­mi­na­ram no fi­nal da ban­da, além de re­a­li­zar um ba­lan­ço da car­rei­ra de ca­da be­a­tle após o tér­mi­no ofi­ci­al.

Des­ta­cam-se, tam­bém, uma com­ple­ta li­nha do tem­po da tra­je­tó­ria me­teó­ri­ca do quar­te­to, e uma se­le­ção com as prin­ci­pais mú­si­cas de­vi­da­men­te des­trin­cha­das e co­men­ta­das. E is­so é só uma par­te de tu­do que as pró­xi­mas páginas ofe­re­cem. Nes­sa re­vis­ta, nos es­for­ça­mos con­tem­plar to­das as pas­sa­gens mais mar­can­tes dos Be­a­tles, e ofe­re­cer ao lei­tor um ca­pri­cha­do pa­no­ra­ma de to­da a sua car­rei­ra. Es­pe­ra­mos que gos­tem!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.