Im­pro­vi­so li­ber­ta­dor

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - The Beatles - - Pré-beatles -

Em ja­nei­ro de 1956, o gru­po in­glês Lon­nie Do­ne­gan Skif­fle Group lan­çou Rock Is­land Li­ne, uma re­gra­va­ção de uma can­ção nor­te-ame­ri­ca­na de 1934. A no­va ver­são não era mui­to di­fe­ren­te da ori­gi­nal – um blu­es de in­fluên­cia ne­gra –, mas com um rit­mo mais ace­le­ra­do. Mas nem o pró­prio Lon­nie Do­ne­gan, lí­der da ban­da, ima­gi­na­ria o sucesso que sua mú­si­ca fa­ria en­tre os jo­vens bri­tâ­ni­cos, prin­ci­pal­men­te cer­tos ga­ro­tos de Li­ver­po­ol.

Ape­sar de não ter in­ven­ta­do o skif­fle, Lon­nie Do­ne­gan cer­ta­men­te o tor­nou po­pu­lar. Era um rit­mo mu­si­cal sim­ples, que mis­tu­ra­va ele­men­tos do jazz, blu­es e coun­try de for­ma mais ace­le­ra­da. “O que fa­zia do skif­fle tão atra­en­te para os jo­vens bri­tâ­ni­cos não era sua his­tó­ria, mas sua es­tru­tu­ra – era bá­si­co e fá­cil de to­car. Qual­quer um, mes­mo sem mui­ta ima­gi­na­ção, ta­len­to ou di­nhei­ro, po­dia for­mar um gru­po”, es­cre­ve Mark Lewi­sohn em seu li­vro The Com­ple­te Be­a­tles Ch­ro­ni­cle.

Só que mais des­po­ja­do que seus acor­des eram os ins­tru­men­tos uti­li­za­dos para ob­ter o som. Tá­bu­as de la­var rou­pas e bai­xos fei­tos com ca­bo de vas­sou­ra e cai­xa de chá (o “tea-chest bass”) acom­pa­nha­vam um vi­o­lão ba­ra­to e, quan­do mui­to, uma ba­te­ria e um ban­jo. No en­tan­to, era o su­fi­ci­en­te para fa­zer des­per­tar nos ga­ro­tos bri­tâ­ni­cos a von­ta­de de ter uma ban­da e, de que­bra, al­gum sucesso com as ga­ro­tas. A fe­bre foi tão gran­de que, en­tre 1956 e 1957, fo­ram for­ma­das mais de cinco mil ban­das de skif­fle em to­do o ter­ri­tó­rio bri­tâ­ni­co, 700 so­men­te em Li­ver­po­ol.

Mais que um rit­mo, o skif­fle re­pre­sen­ta­va li­ber­da­de de ex­pres­são para uma ju­ven­tu­de que cres­cia após a tra­gé­dia de uma guer­ra. A sim­pli­ci­da­de do som tam­bém era mo­ti­va­do­ra, pois não era ne­ces­sá­ria gran­de ha­bi­li­da­de para to­car os ins­tru­men­tos. Para John Len­non e Ge­or­ge Har­ri­son, foi o skif­fle que os mo­ti­vou a fa­zer mú­si­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.