Be­a­tles mai­o­res que Je­sus?

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - The Beatles - - Experimentalismos -

O que se­ria mais um dia co­mum na vi­da de John Len­non se trans­for­mou em uma de su­as mai­o­res do­res de ca­be­ça. Em 29 de julho de 1966, foi pu­bli­ca­da a po­lê­mi­ca en­tre­vis­ta de John na re­vis­ta Da­te­bo­ok. O tex­to, vei­cu­la­do an­te­ri­or­men­te na In­gla­ter­ra, não cau­sou o efei­to de­vas­ta­dor que te­ve na Amé­ri­ca.

Em uma de su­as fa­las, Len­non afir­ma: “O cris­ti­a­nis­mo vai aca­bar. Vai su­mir e en­co­lher. Eu não pre­ci­so ar­gu­men­tar so­bre is­so, eu es­tou cer­to e is­so se­rá pro­va­do. Nós so­mos mais po­pu­la­res que Je­sus ago­ra”. A en­tre­vis­ta tra­zia tam­bém ban­ners que es­tam­pa­vam ou­tra pos­sí­vel de­cla­ra­ção de John: “Não sei o que vai aca­bar pri­mei­ro – rock'n'roll ou cris­ti­a­nis­mo”. Foi o su­fi­ci­en­te para que a Amé­ri­ca de­cla­ras­se uma ver­da­dei­ra guer­ra aos Be­a­tles.

Em Bir­mingham (Es­ta­dos Uni­dos), 22 es­ta­ções de rá­dio ba­ni­ram mú­si­cas dos Be­a­tles por tem­po indeterminado. Gru­pos co­me­ça­ram a or­ga­ni­zar pro­tes­tos em que quei­ma­vam qual­quer coi­sa re­la­ci­o­na­da à ban­da, co­mo dis­cos, re­vis­tas e li­vros. Os mais ex­tre­mis­tas que­ri­am que os qu­a­tro ra­pa­zes fos­sem im­pe­di­dos de pi­sar em so­lo nor­te-ame­ri­ca­no.

A si­tu­a­ção fi­cou tão ten­sa que Bri­an Eps­tein co­gi­tou o can­ce­la­men­to da tur­nê no país. Ele te­mia até mes­mo que um dos in­te­gran­tes le­vas­se um ti­ro. Para acal­mar os âni­mos e es­cla­re­cer o mal en­ten­di­do, Eps­tein mar­cou uma co­le­ti­va de im­pren­sa em 6 de agos­to de 1966, no mes­mo ho­tel on­de Len­non ha­via da­do a po­lê­mi­ca en­tre­vis­ta.

Na oca­sião, John foi o prin­ci­pal al­vo das per­gun­tas do cha­ma­do “in­ci­den­te de Je­sus”. Ele se ex­pli­cou e não fu­giu das per­gun­tas, mas o prin­ci­pal ques­ti­o­na­men­to era se ele se des­cul­pa­ria pe­la fa­la. No fi­nal, para não dei­xar dú­vi­das, Len­non se re­di­miu. Em 2008, o pa­pa Ben­to XVI per­do­ou o ex-be­a­tle pe­la de­cla­ra­ção.

A re­vis­ta com a po­lê­mi­ca en­tre­vis­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.