A mor­te de John

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - The Beatles - - Vida Pós-beatles -

Na tar­de do dia 8 de de­zem­bro de 1980, Mark Da­vid Chap­man pe­diu um au­tó­gra­fo para John Len­non em seu exem­plar do LP Dou­ble Fan­tasy. Ele aguar­dou du­ran­te a tar­de e a noi­te do fa­tí­di­co dia em fren­te ao edi­fí­cio Da­ko­ta, on­de John mo­ra­va, até ele che­gar.

Chap­man dis­pa­rou cinco ti­ros com seu re­vól­ver ca­li­bre 38. Qu­a­tro ba­las acer­ta­ram o al­vo. En­quan­to a po­lí­cia che­ga­va para le­var John Len­non ao hos­pi­tal, o as­sas­si­no sen­tou na cal­ça­da. Com um exem­plar do li­vro O Apa­nha­dor no Cam­po de Cen­teio, de J. D. Sa­lin­ger em mãos, Chap­man es­pe­rou a po­lí­cia vol­tar ao lo­cal do cri­me. An­tes de en­trar na vi­a­tu­ra, pe­diu des­cul­pa aos po­li­ci­ais pe­lo trans­tor­no que ha­via cau­sa­do.

Após a no­tí­cia da mor­te de Len­non, uma mul­ti­dão fez vi­gí­lia em fren­te ao edi­fí­cio Da­ko­ta em ho­me­na­gem ao ído­lo, acen­den­do ve­las e can­tan­do su­as can­ções.

Du­ran­te o jul­ga­men­to, Chap­man ale­gou que, ao ler O Apa­nha­dor no Cam­po de Cen­teio, ha­via en­con­tra­do uma men­sa­gem ocul­ta que di­zia para ma­tar John. O mo­ti­vo para o as­sas­si­na­to se­ri­am as de­cla­ra­ções blas­fê­mi­cas de John Len­non du­ran­te a sua car­rei­ra. En­tre­tan­to, há ver­sões que dei­xam cla­ro que Chap­man que­ria ape­nas fi­car fa­mo­so com a mor­te de John. O as­sas­si­no foi con­de­na­do à pri­são per­pé­tua e vi­ve em ce­la se­pa­ra­da por con­ta de ame­a­ças de mor­te.

No Cen­tral Park, em No­va Ior­que, foi cri­a­do um me­mo­ri­al no lo­cal em que Yo­ko jo­gou as cin­zas de John, ba­ti­za­do co­mo Straw­ber­ry Fi­elds Fo­re­ver. A viú­va dis­se que Len­non amou e re­zou pe­la hu­ma­ni­da­de e pe­diu aos fãs que fi­zes­sem o mes­mo por ele.

Me­mo­ri­al para John Len­non, no Cen­tral Park, em No­va Ior­que

Pla­ca do me­mo­ri­al Straw­ber­ry Fi­elds, no Cen­tral Park

Edi­fí­cio Da­ko­ta, on­de o ex­be­a­tle mo­ra­va com a fa­mí­lia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.