Yes­ter­day

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - The Beatles - - Principais Músicas Comentadas -

Yes­ter­day sur­giu em uma ma­nhã, quan­do Paul acor­dou com os acor­des na ca­be­ça após um so­nho, e foi di­re­to para um pi­a­no que ha­via per­to da ca­ma para to­car. A me­lo­dia apa­re­ceu com­ple­ta ao be­a­tle, que, in­tri­ga­do e com me­do de ter pla­gi­a­do sem in­ten­ção al­gu­ma mú­si­ca já exis­ten­te, foi atrás de pes­so­as no mer­ca­do mu­si­cal per­gun­tan­do se já ti­nham es­cu­ta­do aque­la me­lo­dia em al­gum ou­tro lu­gar por cer­ca de um mês.

De iní­cio, Paul no­me­ou a mú­si­ca co­mo Scram­bled Eggs e can­ta­ro­la­va “Scram­bled eggs, Oh you've got su­ch lo­vely legs” para sen­tir o vo­cal e fa­zer sur­gir ver­sos in­te­res­san­tes. Mas ape­nas em junho de 1965, ele de­ci­diu o no­me da can­ção: o tí­tu­lo se­ria com­pos­to de ape­nas uma pa­la­vra, no ca­so, “yes­ter­day”.

A mú­si­ca sur­pre­en­deu to­dos na épo­ca por tra­zer um quar­te­to de cor­das e McCart­ney ser o úni­co be­a­tle na gra­va­ção. O gru­po fi­cou com re­ceio so­bre o lan­ça­men­to de Yes­ter­day, já que eram uma ban­da de rock e uma can­ção co­mo es­sa não era es­pe­ra­da pe­lo pú­bli­co. En­tão, foi lan­ça­da ape­nas co­mo sin­gle nos Es­ta­dos Uni­dos, em se­tem­bro de 1965, che­gan­do ao nú­me­ro um nas pa­ra­das. Yes­ter­day tam­bém é uma das mú­si­cas mais re­gra­va­das do mun­do e uma das fai­xas mais to­ca­das nas rádios ame­ri­ca­nas.

DU­RA­ÇÃO: 2'07” COM­PO­SI­ÇÃO: Len­non / McCart­ney LAN­ÇA­MEN­TO: 6 de agos­to de 1965 (UK) / 13 de se­tem­bro de 1965 (US)

GRA­VA­ÇÃO: 14 e 17 de junho de 1965

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.