Across The Universe

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - The Beatles - - Principais Músicas Comentadas -

É a mú­si­ca mais an­ti­ga do ál­bum Let It Be. Fa­la so­bre os mis­té­ri­os do pro­ces­so cri­a­ti­vo e John a con­si­de­ra­va co­mo uma de su­as can­ções fa­vo­ri­tas dos Be­a­tles por con­ta da pu­re­za da le­tra. Os ver­sos sur­gi­ram quan­do ele se dei­tou e ten­tou dor­mir após uma dis­cus­são com Cynthia, sua es­po­sa na épo­ca. Foi aí que a fra­se “po­ols of sor­row, wa­ves of joy” apa­re­ce­reu e não foi em­bo­ra en­quan­to ele não se le­van­tou e co­me­çou a com­por.

Across the Universe foi es­cri­ta de­pois de John co­nhe­cer o Maha­rishi Mahesh Yo­gi na In­gla­ter­ra: o re­frão fa­la do Gu­ru Dev, que era o gu­ru de Maha­rishi. John que­ria que a ban­da lan­ças­se o sin­gle en­quan­to es­ta­vam na Ín­dia, mas Lady Ma­don­na en­trou no lu­gar.

A can­ção apa­re­ceu ao pú­bli­co pe­la pri­mei­ra vez em um ál­bum be­ne­fi­cen­te fei­to para o World Wil­dli­fe Found em de­zem­bro de 1969 e foi lan­ça­da no Let It Be so­men­te em

8 de maio de 1970 no Rei­no Uni­do e, dez di­as de­pois, nos Es­ta­dos Uni­dos. Na ver­são do ál­bum, o pro­du­tor Phil Spec­tor dei­xou a can­ção mais len­ta e acres­cen­tou co­ral e or­ques­tra.

DU­RA­ÇÃO: 3'48” COM­PO­SI­ÇÃO: Len­non / McCart­ney LAN­ÇA­MEN­TO: 8 de maio de 1970 (UK) / 18 de maio de 1970 (US)

GRA­VA­ÇÃO: 3, 4 e 8 de fe­ve­rei­ro de 1968

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.