Black­bird

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - The Beatles - - Principais Músicas Comentadas -

McCart­ney gra­vou Black­bird so­zi­nho em 1968, pois Har­ri­son e Starr es­ta­vam na Ca­li­fór­nia e Len­non es­ta­va em ou­tro es­tú­dio tra­ba­lhan­do em Re­vo­lu­ti­on 9. Se­gun­do o au­tor da can­ção, as li­nhas de vi­o­lão de­di­lha­das fo­ram ba­se­a­das em Bour­rée em Mi Me­nor, de Ba­ch, que ele e Har­ri­son cos­tu­ma­vam trei­nar no co­me­ço de car­rei­ra.

O som do pás­sa­ro pre­to ou­vi­do na fai­xa é de uma co­le­ção de efei­tos so­no­ros, mas Paul que­ria que a can­ção so­as­se co­mo se ele es­ti­ves­se can­tan­do ao ar li­vre. Para is­so, o en­ge­nhei­ro de som, Ge­off Eme­rick, su­ge­riu que gra­vas­sem Black­bird do la­do de fo­ra da câ­ma­ra de eco do Ab­bey Ro­ad Stu­di­os.

Há vá­ri­as ver­sões so­bre a cri­a­ção da mú­si­ca, mas a con­fir­ma­da por Paul é que ela foi ins­pi­ra­da pe­las no­tí­ci­as dos con­fli­tos ra­ci­ais que es­ta­vam acon­te­cen­do nos Es­ta­dos Uni­dos. Se­gun­do Paul, “black­bird”se­ria a re­pre­sen­ta­ção de uma mu­lher ne­gra en­fren­tan­do os pro­ble­mas ra­ci­ais.

DU­RA­ÇÃO: 2'18” COM­PO­SI­ÇÃO: Len­non / McCart­ney LAN­ÇA­MEN­TO: 22 de no­vem­bro de 1968 (UK) / 25 de no­vem­bro de 1968 (US)

GRA­VA­ÇÃO: 11 de junho de 1968

A en­tra­da do es­tú­dio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.