Yel­low Sub­ma­ri­ne

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - The Beatles - - Principais Músicas Comentadas -

As­sim co­mo em 1966, há du­as hi­pó­te­ses so­bre a in­ter­pre­ta­ção de Yel­low Sub­ma­ri­ne. A pri­mei­ra é que te­nha si­do fei­ta para ser uma mú­si­ca pop con­ta­gi­an­te que agra­da­ria cri­an­ças, avós e muitos ou­tros. A se­gun­da hi­pó­te­se é ser uma mú­si­ca no es­ti­lo da Ban­da do Exér­ci­to de Sal­va­ção, para to­do mun­do can­tar jun­to “We all li­ve in a yel­low sub­ma­ri­ne”. Ape­sar dis­so, fi­ca cla­ro que a me­lo­dia da can­ção é mui­to in­te­res­san­te por ser re­ple­ta de efei­tos so­no­ros, ba­ru­lhos de festa, gri­tos e can­to­ri­as.

John e Paul a es­cre­ve­ram para ser uma con­tri­bui­ção do vo­cal de Rin­go no ál­bum Revolver. Co­mo Rin­go ain­da não ha­via pro­du­zi­do al­go que agra­das­se a ban­da e co­mo o gru­po não es­ta­va gra­van­do ver­sões de qual­quer ou­tro ma­te­ri­al, eles de­ci­di­ram gra­var Yel­low Sub­ma­ri­ne.

A ses­são de gra­va­ção des­sa mú­si­ca foi mais in­co­mum do que ou­tras: os qu­a­tro be­a­tles e os as­sis­ten­tes da equi­pe tra­ba­lha­ram das 14h30 até às 2h30 pro­du­zin­do di­fe­ren­tes ruí­dos para se­rem in­cluí­dos na can­ção. Sons co­mo John so­pran­do bo­lhas em um bal­de e gri­tan­do “Full spe­ed ahe­ad Mis­ter Cap­tain” fo­ram gra­va­dos du­ran­te as do­ze ho­ras de pi­ra­ção no es­tú­dio.

DU­RA­ÇÃO: 2'40” COM­PO­SI­ÇÃO: Len­non / McCart­ney LAN­ÇA­MEN­TO: 5 de agos­to de 1966 (UK) / 8 de agos­to de 1966 (US)

GRA­VA­ÇÃO: 26 de maio e 1° de junho de 1966

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.