Co­me To­gether

GRANDES ÍDOLOS DA MÚSICA - The Beatles - - Principais Músicas Comentadas -

Co­me To­gether apa­re­ceu co­mo uma mú­si­ca de cam­pa­nha fei­ta para Ti­mothy Le­ary em 1969 quan­do ele con­cor­reu ao go­ver­no da Ca­li­fór­nia. Le­ary e sua es­po­sa, Ro­se­mary, ha­vi­am si­do con­vi­da­dos por John e Yo­ko para ir a Mon­tre­al, on­de se­ria gra­va­do o se­gun­do Bed-In (pro­tes­to para pro­mo­ver a paz fei­to pe­lo ca­sal). Che­gan­do lá, em 1º de junho, Le­ary e sua es­po­sa fo­ram con­vi­da­dos para can­tar no re­frão de Gi­ve Pe­a­ce a Chan­ce, gra­va­da no quar­to do ho­tel.

Um dia de­pois, John per­gun­tou a Le­ary se ele po­de­ria aju­dar em al­go na cam­pa­nha. O po­lí­ti­co pe­diu ao be­a­tle que es­cre­ves­se uma mú­si­ca para ser usa­da em co­mer­ci­ais e can­ta­da nos co­mí­ci­os. O slo­gan da cam­pa­nha era “co­me to­gether, join the party” e John ime­di­a­ta­men­te pe­gou o vi­o­lão, co­me­çou a de­sen­vol­ver os ver­sos, gra­vou uma fi­ta de­mo e en­tre­gou a Le­ary que a to­cou em es­ta­ções de rá­dio al­ter­na­ti­vas em to­da a Ca­li­fór­nia.

Em um pou­co mais de seis se­ma­nas, John voltou para In­gla­ter­ra e gra­vou Co­me To­gether em uma ver­são mais aper­fei­ço­a­da. A mú­si­ca foi mui­to tra­ba­lha­da em es­tú­dio e o bai­xo foi fei­to por Paul. A po­lê­mi­ca da can­ção é que os dois ver­sos que fa­lam de “old flat top” fo­ram ti­ra­dos de You Can't Cat­ch Me de Chuck Ber­ry e John foi pro­ces­sa­do por plá­gio. Mas o con­fli­to foi re­sol­vi­do quan­do o be­a­tle pro­me­teu gra­var três mú­si­cas da edi­to­ra da can­ção: Swe­et Lit­tle Six­te­en, You Can't Cat­ch Me (de Ber­ry) e Ya Ya (de Lee Dor­sey).

DU­RA­ÇÃO: 4'20” COM­PO­SI­ÇÃO: Len­non / McCart­ney LAN­ÇA­MEN­TO: 26 de se­tem­bro de 1969 (UK) / 1º de ou­tu­bro de 1969 (US)

GRA­VA­ÇÃO: 21, 22, 23, 25, 29 e 30 de julho de 1969

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.