O su­ces­so de ED SULLIVAN

Ed Sullivan as­se­gu­rou seu lu­gar na his­tó­ria da TV nor­te-ame­ri­ca­na ao cri­ar o talk show; de que­bra, foi res­pon­sá­vel por exi­bir len­dá­ri­as apre­sen­ta­ções mu­si­cais

GRANDES MITOS ALMANAQUE DO ROCK - - Lendas Do Rock -

Fo­ram 23 anos no ar. Em seu pal­co, pas­sa­ram inú­me­ros ar­tis­tas da música, con­sa­gra­dos, co­me­çan­do a fa­zer su­ces­so ou que não ti­ve­ram tem­po pa­ra is­so. To­dos eles que­ri­am ser anun­ci­a­dos, em re­de na­ci­o­nal, por Ed Sullivan, o apre­sen­ta­dor do “The Ed Sullivan Show”, que ia ao ar to­dos os do­min­gos na re­de de TV CBS. O pro­gra­ma se tor­nou uma ver­da­dei­ra ins­ti­tui­ção da fa­mí­lia nor­te-ame­ri­ca­na – que che­ga­va das mis­sas e dos cul­tos cor­ren­do pa­ra li­gar a te­le­vi­são. Du­ran­te a exi­bi­ção, Ed Sullivan, jor­na­lis­ta meio bron­co e de ges­tos de­sa­jei­ta­dos, apre­sen­ta­va uma es­pé­cie de talk show com vá­ri­as atra­ções – mas a gran­de ve­de­te eram os shows mu­si­cais po­pu­la­res que se tor­na­ram his­tó­ri­cos ao lon­go de du­as dé­ca­das de pro­gra­ma.

Foi lá, por exem­plo, que os Be­a­tles se apre­sen­ta­ram pe­la pri­mei­ra vez nos Es­ta­dos Uni­dos. O dia era 9 de fe­ve­rei­ro de 1964, a au­di­ên­cia mos­tra­va 73 mi­lhões de nor­te-ame­ri­ca­nos na fren­te da TV e re­za a len­da que, du­ran­te os 10 mi­nu­tos em que o fab four fi­cou no ar, ne­nhum cri­me foi re­gis­tra­do nos Es­ta­dos Uni­dos.

Por ou­tro la­do, foi no “The Ed Sullivan Show” que El­vis foi, pe­la pri­mei­ra vez, cen­su­ra­do. Por cau­sa do seu jei­to de dan­çar con­si­de­ra­do “ma­li­ci­o­so” à épo­ca, sua apre­sen­ta­ção foi fil­ma­da da cin­tu­ra pra ci­ma.

Pas­sa­ram por lá tam­bém len­das da música, pas­san­do pe­lo re­cém-cri­a­do rock and roll co­mo tam­bém os len­dá­ri­os ar­tis­tas da gra­va­do­ra Mo­town, com o me­lhor da black e soul mu­sic nor­te­a­me­ri­ca­na. Ban­das co­mo The Do­ors, Rol­ling Sto­nes, Budd Holly & The Cric­kets, Jer­ry Lee Lewis, Su­pre­mes, Jack­son Fi­ve, Di­a­na Ross, Ja­nis Jo­plin, The Be­a­ch Boys e Jef­fer­son Air­pla­ne, en­tre tan­tas ou­tras, apre­sen­ta­ram-se no pal­co de Ed Sullivan.

O pro­gra­ma foi ao ar de 20 de ju­nho de 1948 a 6 de ju­nho de 1971. Três anos de­pois (13 de ou­tu­bro de 1974), um can­sa­do Ed Sullivan mor­re aos 72 anos, ví­ti­ma de um cân­cer no esô­fa­go. Con­tu­do, seu lu­gar na his­tó­ria da te­le­vi­são nor­te-ame­ri­ca­na já es­ta­va as­se­gu­ra­do.

O apre­sen­ta­dor: his­tó­ria e con­sa­gra­ção em 23 anos no ar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.