É rit­mo de fes­ta!.....................................

No ani­ver­sá­rio de Guia As­tral, con­fi­ra 10 cu­ri­o­si­da­des so­bre o as­tró­lo­go João Bi­du

Guia Astral - - News -

No ani­ver­sá­rio de Guia As­tral, con­fi­ra 10 cu­ri­o­si­da­des so­bre o as­tró­lo­go João Bi­du!

AGuia As­tral es­tá fa­zen­do 32 anos, mas quem ga­nha o pre­sen­te é vo­cê! Pra co­me­mo­rar es­sa da­ta tão es­pe­ci­al, pre­pa­ra­mos uma ma­té­ria com 10 cu­ri­o­si­da­de so­bre o João Bi­du. Des­cu­bra mais so­bre a vi­da pes­so­al do as­tró­lo­go mais fa­mo­so do Bra­sil e co­mo nas­ceu a re­vis­ta Guia As­tral. Con­fi­ra!

1An­tes de ser as­tró­lo­go, João Bi­du era lo­cu­tor es­por­ti­vo em Bau­ru, no in­te­ri­or de São Paulo, a ci­da­de on­de nas­ceu. Um dia, in­cen­ti­va­do pe­lo seu che­fe na rá­dio on­de tra­ba­lha­va, co­me­çou a es­tu­dar o mo­vi­men­to dos as­tros e se trans­for­mou no mai­or as­tró­lo­go do Bra­sil!

2João te­ve pa­ra­li­sia in­fan­til aos 2 anos e meio. Ele ca­mi­nha com o au­xí­lio de uma ben­ga­la, mas es­sa con­di­ção nun­ca re­pre­sen­tou pa­ra ele uma di­fi­cul­da­de. João sem­pre te­ve uma vi­da nor­mal. E quem o in­cen­ti­vou em re­la­ção a is­so foi sua mãe, a do­na Fran­ça.

3Sa­be aque­la his­tó­ria de que, se a vi­da lhe der um li­mão, vo­cê po­de fa­zer uma li­mo­na­da? Com o João foi as­sim. Por con­ta da pa­ra­li­sia in­fan­til, ele não con­se­guia cor­rer com a ra­pi­dez dos ou­tros me­ni­nos na in­fân­cia. Por is­so, nos jo­gos de fu­te­bol, seu pa­pel era nar­rar as par­ti­das dos co­le­gui­nhas. Foi es­se o em­brião da sua vi­to­ri­o­sa car­rei­ra de co­mu­ni­ca­dor!

4Em 2018, a Edi­to­ra Al­to As­tral, que João fun­dou com o só­cio Pe­dro José Chi­qui­to, tam­bém com­ple­ta 32 anos. São mais de três dé­ca­das de re­vis­tas com con­teú­dos di­fe­ren­ci­a­dos, co­mo a re­vis­ta Guia As­tral.

5João Bi­du é for­ma­do em ci­ên­ci­as fí­si­cas e bi­o­ló­gi­cas. Nos anos 70, ele pen­sou em se mu­dar do Es­ta­do de São Paulo pa­ra dar au­las no Pa­ra­ná, mas foi con­ven­ci­do pe­los co­le­gas de que sua ver­da­dei­ra vo­ca­ção era a co­mu­ni­ca­ção. E os co­le­gas ti­nham to­da a ra­zão!

6Um dos pro­je­tos pes­so­ais que João Bi­du mais se or­gu­lha é a Fun­da­ção Ami­gos de João Bi­du, da qual ele é man­te­ne­dor. A fun­da­ção fun­ci­o­na em Bau­ru (SP), on­de João mo­ra, e aten­de mais ou me­nos 100 cri­an­ças e ado­les­cen­tes ca­ren­tes, ofe­re­cen­do au­las de com­pu­ta­ção, mú­si­ca e prá­ti­cas es­por­ti­vas, en­tre ou­tras. João já dis­se em en­tre­vis­tas que a fun­da­ção re­pre­sen­ta a re­a­li­za­ção de um so­nho.

7João, que é es­cor­pi­a­no, é ca­sa­do com a em­pre­sá­ria Inês, que é le­o­ni­na. É seu ter­cei­ro ca­sa­men­to. Ele acre­di­ta­va que o re­la­ci­o­na­men­to po­de­ria ser meio agi­ta­do por con­ta dos sig­nos for­tes de­le e da es­po­sa. Mas os dois se dão mui­to bem. “Sou um es­cor­pi­a­no fo­ra da cur­va, tran­qui­lo”, cos­tu­ma di­zer. Tal­vez se­ja por con­ta do seu sig­no as­cen­den­te, que é Câncer.

8João tem dois fi­lhos (João Car­los Fi­lho e An­gé­li­ca) e oi­to ne­tos. Os ne­tos mais ve­lhos tam­bém se cha­mam João: João Car­los Neto, João Pe­dro e João Matheus. Os ou­tros se cha­mam Ni­na, Lu­cas, La­ra, Thi­a­go e Ga­bri­e­la.

9Além de ser pre­si­den­te da Edi­to­ra Al­to As­tral e man­te­ne­dor da Fun­da­ção Ami­gos de João Bi­du, ele tam­bém é pre­si­den­te da Sor­ri, uma en­ti­da­de que aten­de pes­so­as com de­fi­ci­ên­ci­as em Bau­ru. Co­mo é mui­to co­nhe­ci­do, João Bi­du aca­ba dan­do vi­si­bi­li­da­de pa­ra es­sa cau­sa, aju­dan­do mui­tas pes­so­as.

10João ado­ra usar ca­mi­sas de co­res for­tes, co­mo la­ran­ja, ver­me­lho e azul-royal, que têm tu­do a ver com ele, uma pes­soa de per­so­na­li­da­de vi­bran­te e é mui­to, mui­to ca­ris­má­ti­co. Dá pa­ra per­ce­ber, né?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.