Hor­ta or­gâ­ni­ca ocu­pa es­pa­ço no Mer­cu­re Goi­â­nia (GO)

Hotéis - - Socioambiental -

As er­vas aro­má­ti­cas pa­ra chás, tem­pe­ros e se­men­tes de plan­tas ali­men­ta­res não con­ven­ci­o­nais (pancs), cul­ti­va­das em abril, no Mer­cu­re Goi­â­nia (GO), ho­je, já são cer­ca de 40 va­ri­e­da­des es­pa­lha­das por uma área de 50 me­tros qua­dra­dos, no oi­ta­vo an­dar. Par­te da pro­du­ção co­me­ça a che­gar à co­zi­nha do ho­tel e pro­por­ci­o­nar no­vas ex­pe­ri­ên­ci­as pa­ra hós­pe­des que sou­be­ram da no­vi­da­de.

O chef, in­cen­ti­va­dor e um dos res­pon­sá­veis por gran­de par­te das mu­das do no­vo es­pa­ço, Hum­ber­to Mar­ra con­ta que o pro­je­to é um res­ga­te à tra­di­ção dos quin­tais e diz que já te­ve hós­pe­de que pe­gou ra­mos de po­e­jo pa­ra fa­zer chá pa­ra o ne­to.

As pri­mei­ras a che­ga­rem fo­ram mu­das e se­men­tes de man­je­ri­cão, to­mi­lho, ale­crim, ce­bo­li­nha, ci­drei­ra, me­lis­sa, po­e­jo. De­pois vi­e­ram as plan­tas ali­men­ta­res não con­ven­ci­o­nais, en­tre elas, Ora Pro No­bis, tai­o­ba, bel­dro­e­ga e ber­tá­lia. Par­te, ain­da na fa­se de mu­da, es­tá em re­ci­pi­en­tes re­a­pro­vei­ta­dos de em­ba­la­gens de lei­te. Ou­tras, já em es­tá­gio mais avan­ça­do, es­tão dis­pos­tas em va­sos.

Até os que an­tes só abri­ga­vam pal­mei­ras pas­sa­ram a di­vi­dir es­pa­ço com hor­te­lã e ou­tras va­ri­e­da­des da hor­ta. “Tam­bém es­ta­mos salvando uma es­pé­cie na­ti­va, a bau­ni­lha do Cer­ra­do, com mu­das de­las aqui”, in­for­ma Hum­ber­to. A ini­ci­a­ti­va no ho­tel

in­te­gra ações pre­vis­tas no Pla­net 21, pro­gra­ma de de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel da Ac­corHo­tels.

O Ge­ren­te Ge­ral do Mer­cu­re Goi­â­nia, Ge­ral­do Oli­vei­ra ex­pli­ca “A hor­ta pro­por­ci­o­na um es­pa­ço ver­de den­tro de um cen­tro ur­ba­no. Além dis­so, nos­sa in­ten­ção é que os pro­du­tos se­jam uti­li­za­dos pa­ra a ali­men­ta­ção dos nos­sos co­la­bo­ra­do­res e tam­bém na dos cli­en­tes”. Atu­al­men­te, cer­ca de 149 ho­téis da Ac­corHo­tels na Amé­ri­ca do Sul já im­plan­ta­ram uma hor­ta ur­ba­na, in­cen­ti­van­do o cul­ti­vo e con­su­mo de ali­men­tos or­gâ­ni­cos, sau­dá­veis e pro­du­zi­dos lo­cal­men­te.

Chef Hum­ber­to Mar­ra e o Ge­ren­te Ge­ral­do Oli­vei­ra na hor­ta ur­ba­na do Mer­cu­re Goi­â­nia (GO)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.