Ho­tel & Fo­od Nor­des­te co­me­mo­ra sucesso da pri­mei­ra edi­ção com 11 mil vi­si­tan­tes

Hotéis - - Aconteceu -

O even­to pro­mo­vi­do pe­la em­pre­sa In­sight Fei­ras & Ne­gó­ci­os acon­te­ceu nos di­as 3 a 5 de ou­tu­bro no Cen­tro de Con­ven­ções de Per­nam­bu­co, em Olin­da. A pri­mei­ra edi­ção da fei­ra HFN re­ce­beu mais de 11 mil pes­so­as com ca­ra­va­nas da Pa­raí­ba, Rio Gran­de do Nor­te, Ala­go­as e Ce­a­rá e um im­pac­to econô­mi­co de R$ 250 mi­lhões. O ob­je­ti­vo do even­to foi de pro­mo­ver um gran­de en­con­tro en­tre ex­po­si­to­res, es­pe­ci­a­lis­tas e co­mer­ci­an­tes dos ra­mos ho­te­lei­ro e ali­men­tí­cio de to­do o Nor­des­te. A HFN te­ve apoio de mí­dia da Re­vis­ta Ho­téis e foi re­a­li­za­da em par­ce­ria com as en­ti­da­des ABIH/PE — As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra da In­dús­tria de Ho­téis em Per­nam­bu­co e ABRASEL — As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Ba­res e Res­tau­ran­tes. Con­tou com di­ver­sos pro­je­tos pa­ra­le­los, co­mo o pri­mei­ro Fórum de Hos­pe­da­gem e Ali­men­ta­ção do Nor­des­te, e os es­pa­ços Gour­met Ex­pe­ri­en­ce, Ho­telCor, Be­er & Cof­fee Bu­si­ness e Workshop Ali­men­ta­ção. “É um or­gu­lho e uma hon­ra ti­rar do pa­pel um pro­je­to tão im­por­tan­te pa­ra a ho­te­la­ria e res­tau­ran­tes do Nor­des­te tra­zen­do for­ne­ce­do­res de equi­pa­men­tos do seg­men­to e mui­to con­teú­do pa­ra ho­te­lei­ros da nos­sa re­gião. A fei­ra e o Fórum de Hos­pe­da­gem e Ali­men­ta­ção do Nor­des­te ex­ce­de­ram as ex­pec­ta­ti­vas nes­se pri­mei­ro ano e a ten­dên­cia é de cres­ci­men­to pa­ra as pró­xi­mas edições”, afir­mou o Pre­si­den­te da ABIH-PE, Ar­tur Ma­ro­ja.

La­cu­na no se­tor

Ao to­do, fo­ram mais de 120 ex­po­si­to­res que trou­xe­ram as prin­ci­pais no­vi­da­des e ten­dên­ci­as pa­ra mer­ca­do dos ba­res, res­tau­ran­tes e ho­téis.

Com con­teú­dos vol­ta­dos pa­ra to­do o Nor­des­te, a HFN pro­mo­veu tam­bém o fo­men­to ao tu­ris­mo de even­tos em Per­nam­bu­co. “Vi­e­mos de uma la­cu­na de dois anos sem fei­ra dos seg­men­tos de tu­ris­mo e ali­men­ta­ção fo­ra do lar. Um pro­je­to que nas­ceu há um ano e meio e que co­nec­ta com­pra­do­res de to­da a re­gião Nor­des­te aos for­ne­ce­do­res. An­tes, os pro­fis­si­o­nais pre­ci­sa­vam vi­a­jar até o Su­des­te, en­tão, es­ta­mos apro­xi­man­do as du­as pon­tas da ca­deia pro­du­ti­va”, acre­di­ta Tatiana Me­ne­zes, Só­cia-Di­re­to­ra da In­sight Fei­ras & Ne­gó­ci­os.

Em sua pro­gra­ma­ção, a HFN con­tou com 45 pa­les­tras di­vi­di­das em cin­co es­pa­ços. O Gour­met Ex­pe­ri­en­ce foi es­pe­ci­al­men­te pen­sa­do pa­ra pro­mo­ver a edu­ca­ção em ges­tão e ope­ra­ção gas­tronô­mi­ca. Já o Fórum de Hos­pe­da­gem e Ali­men­ta­ção do Nor­des­te foi um es­pa­ço de diá­lo­go en­tre tec­no­lo­gia, ho­te­la­ria e gastronomia. O Ho­telCor trou­xe de­ba­tes so­bre ar­qui­te­tu­ra e de­co­ra­ção.

Tro­ca de ex­pe­ri­ên­ci­as

Ide­a­li­za­do pe­las du­as ar­qui­te­tas Da­ni Fi­gue­roa e Ro­ber­ta Bor­soi, o es­pa­ço pro­mo­veu ao vi­vo so­lu­ções sim­ples de re­pa­gi­na­ção com ba­se no ar­te­sa­na­to per­nam­bu­ca­no, além de pro­mo­ver pa­les­tras e de­ba­tes so­bre o as­sun­to. “O Ho­telCor foi um sucesso. A gen­te ide­a­li­zou o es­pa­ço pa­ra ser um lo­cal de tro­ca de ex­pe­ri­ên­ci­as mes­mo, des­de a ideia de fa­zer a trans­for­ma­ção ao vi­vo até o te­ma das pa­les­tras e de­ba­tes. O pú­bli­co cur­tiu e par­ti­ci­pou bas­tan­te”, en­fa­ti­zou a ar­qui­te­ta, Da­ni Fi­gue­roa.

O Be­er & Cof­fee Bu­si­ness reu­niu es­pe­ci­a­lis­tas no em­pre­en­de­do­ris­mo de ca­fés e cer­ve­jas ar­te­sa­nais e con­tou com dez es­tan­des das prin­ci­pais mar­cas per­nam­bu­ca­nas do ra­mo, co­mo De­bron, Ca­pun­ga, Du­vá­lia, Man­gue­zal, Baby­lon, Seis Pu­nhos, Ekaut, Se­nhor Bra­sil Ca­fés, Cor­del Ca­fés e Kaf­fe. “É a pri­mei­ra fei­ra que nós par­ti­ci­pa­mos e a ex­pec­ta­ti­va foi cor­res­pon­di­da. Ti­ve­mos um flu­xo bas­tan­te in­ten­so aqui, e as pa­les­tras tam­bém sem­pre mui­to per­ti­nen­tes. O sal­do foi mui­to po­si­ti­vo e já es­ta­mos ani­ma­dos pa­ra a pró­xi­ma edi­ção”, dis­se Li­di­a­ne San­tos, ba­ris­ta ga­nha­do­ra de im­por­tan­tes prê­mi­os na­ci­o­nais.

Tam­bém cha­mou a aten­ção o con­cur­so de piz­zai­o­los do Nor­des­te no Piz­za Ma­ker & Down. “Foi ma­ra­vi­lho­so, o pú­bli­co par­ti­ci­pou mui­to, lo­tou a

nos­sa are­na. Ti­ve­mos a ca­sa cheia nos três di­as de com­pe­ti­ção, com um con­cur­so mui­to trans­pa­ren­te e jus­to, do jei­to que a gen­te quer. E pa­ra o ano que vem que­re­mos do­brar a quan­ti­da­de de par­ti­ci­pan­tes com Sín­dro­me de Down”, ar­re­ma­tou Eri­le­ne Mon­tei­ro, uma das me­lho­res piz­zai­o­las do Bra­sil, pre­mi­a­da por três anos con­se­cu­ti­vos com o prê­mio Ex­ce­lên­cia e Qua­li­da­de Bra­sil.

Pa­les­tras in­te­ra­ti­vas

A pro­gra­ma­ção do Workshop Ali­men­ta­ção trou­xe 12 pa­les­tras vol­ta­das pa­ra quem já tra­ba­lha nos se­to­res de hos­pe­da­gem e ali­men­ta­ção fo­ra do lar, com di­cas e es­tra­té­gi­as pa­ra aper­fei­ço­ar os co­nhe­ci­men­tos. “Ti­ve­mos pa­les­tras com lo­ta­ção es­go­ta­da co­mo a de ris­cos sa­ni­tá­ri­os, as­sun­to fun­da­men­tal pa­ra to­dos os es­ta­be­le­ci­men­tos, e a de ten­dên­ci­as gas­tronô­mi­cas. Fo­ram te­mas va­ri­a­dos vol­ta­dos pa­ra os em­pre­en­de­do­res”, co­men­ta Ze­lân­dia Gal­vão, res­pon­sá­vel pe­lo es­pa­ço.

O Se­brae tam­bém par­ti­ci­pou do even­to com uma ilha es­pe­ci­al­men­te de­di­ca­da aos em­pre­en­de­do­res. “A gen­te apos­tou no even­to e foi uma opor­tu­ni­da­de úni­ca pa­ra os mi­cro e pe­que­nos em­pre­en­de­do­res par­ti­ci­pa­rem da fei­ra. É ho­ra de fes­te­jar e se pre­pa­rar pa­ra o pró­xi­mo ano”, fa­lou o ges­tor de pro­je­tos de ali­men­tos e be­bi­das do Se­brae-PE, Emi­lio Ho­nó­rio.

No Es­pa­ço Star­tup HFN, foi re­a­li­za­da uma ban­ca de in­ves­ti­do­res, se­te pa­les­tras, workshops e ven­da de so­lu­ções. “Foi um link en­tre ino­va­do­res e ges­to­res do mer­ca­do tra­di­ci­o­nal que se en­con­tra­ram e con­se­gui­ram di­a­lo­gar pa­ra aten­der me­lhor às pes­so­as”, co­lo­cou Erick de Al­bu­quer­que, co­or­de­na­dor de con­teú­do.

Ca­rol Baía, Só­cia-di­re­to­ra da In­sight Fei­ras & Ne­gó­ci­os se diz mui­to sa­tis­fei­ta com o re­sul­ta­do da pri­mei­ra edi­ção da fei­ra. “Ti­ve­mos uma vi­si­ta­ção qua­li­fi­ca­da, um mix de ex­po­si­to­res, além de um es­tan­de ex­clu­si­vo do Ban­co do Nor­des­te pa­ra fa­ci­li­tar li­nha de cré­di­to pa­ra os com­pra­do­res. Pa­ra 2019, além de con­teú­do, ino­va­ção e tec­no­lo­gia, tra­re­mos no­vos se­to­res pa­ra con­ti­nu­ar mos­tran­do ao mer­ca­do o que há de mais no­vo”, en­fa­ti­za Ca­rol ofe­re­cen­do o con­vi­te pa­ra a se­gun­da edi­ção que de­ve acon­te­cer en­tre os di­as 6 e 8 de no­vem­bro, com pre­vi­são pa­ra reu­nir mais de 150 ex­po­si­to­res, no­va­men­te no Cen­tro de Con­ven­ções de Per­nam­bu­co.

Os pro­mo­to­res da HFN, Tatiana Me­ne­zes, Ro­dri­go da Fon­te e Ca­rol Baia fi­ca­ram sa­tis­fei­tos pe­lo re­sul­ta­do al­can­ça­dos nes­sa pri­mei­ra edi­ção da fei­ra

As pa­les­tras do Fórum de Hos­pe­da­gem e Ali­men­ta­ção do Nor­des­te atraí­ram um bom pú­bli­co

O Ho­telDe­cor foi um dos di­fe­ren­ci­ais da fei­ra HFN

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.