RIO­ga­leão di­vul­ga ba­lan­ço após Jo­gos Olím­pi­cos e Pa­ra­lím­pi­cos

Hoteis - - Trade -

Ae­ro­por­to In­ter­na­ci­o­nal Tom Jo­bim (RJ) di­vul­gou seu ba­lan­ço pós-Olim­pía­das/Pa­ra­lim­pía­das. A pre­vi­são ini­ci­al era de que 1,5 mi­lhão de pas­sa­gei­ros che­gas­sem à ci­da­de pe­lo RIO­ga­leão, mas o nú­me­ro su­pe­rou as ex­pec­ta­ti­vas. Ao to­do, en­tre o pe­río­do olím­pi­co e pa­ra­lím­pi­co, es­ti­ma-se a pas­sa­gem de 2,5 mi­lhões de vi­a­jan­tes. Des­ses, cer­ca de 61.200 eram in­te­gran­tes da fa­mí­lia olím­pi­ca e 20.400 da pa­ra­lím­pi­ca. O ae­ro­por­to con­tou com um in­ves­ti­men­to de R$ 2 bi­lhões em obras de mo­der­ni­za­ção e os no­vos ser­vi­ços.

De acor­do com a con­ces­si­o­ná­ria, um dos gran­des acer­tos ope­ra­ci­o­nais que pro­por­ci­o­nou uma mai­or flui­dez dos pas­sa­gei­ros pe­los ter­mi­nais nos di­as de mai­or mo­vi­men­to foi o check-in re­mo­to na Vi­la dos Atle­tas. Foi mon­ta­do um mi­ni-ae­ro­por­to na vi­la com 75 es­ta­ções de check-in. Nos di­as de pi­co (20 a 22/08, du­ran­te as Olim­pía­das, e 18 a 20/09 nas Pa­ra­lim­pía­das), as de­le­ga­ções pu­de­ram o check-in, des­pa­char as ba­ga­gens e emi­tir os bi­lhe­tes de em­bar­que com an­te­ce­dên­cia. Ao che­gar ao ae­ro­por­to, atle­tas e co­mis­sões iam di­re­to pa­ra o raio-x no em­bar­que e as qua­se 20 mil ba­ga­gens, trans­por­ta­das por 128 ca­mi­nhões da Vi­la pa­ra o ae­ro­por­to, eram acon­di­ci­o­na­das nos aviões. No to­tal, o RIO­ga­leão re­ce­beu 234.230 ba­ga­gens das fa­mí­li­as olím­pi­ca e pa­ra­lím­pi­ca no pe­río­do dos Jo­gos.

Du­ran­te as Pa­ra­lim­pía­das, o prin­ci­pal de­sa­fio se­gun­do a con­ces­si­o­ná­ria foi a quan­ti­da­de de pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia e ca­dei­ras de ro­das que pas­sa­ram pe­lo ae­ro­por­to. O nú­me­ro de pes­so­as em ca­dei­ras de ro­das que cir­cu­la­ram pe­los ter­mi­nais che­gou a 3.335, o que ul­tra­pas­sou em 66% a pre­vi­são ini­ci­al de 2 mil vi­a­jan­tes. So­men­te no dia 19 de se­tem­bro, um dia após o fim dos Jo­gos Pa­ra­lím­pi­cos, fo­ram mais de 1.000 pes­so­as, en­quan­to em um dia nor­mal, es­se nú­me­ro é de apro­xi­ma­da­men­te 85 pes­so­as em ca­dei­ras de ro­das. Pa­ra os jo­gos, fo­ram in­ves­ti­dos R$ 5,5 mi­lhões no pro­je­to de aces­si­bi­li­da­de do ae­ro­por­to.

Ae­ro­por­to re­cen­te­men­te inau­gu­rou sua nova área, Píer Sul.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.