Iden­ti­fi­ca­ção por co­res

Hoteis - - Especial -

A con­ta­mi­na­ção cru­za­da tam­bém po­de ocor­rer quan­do uti­li­za-se a mes­ma tá­bua pa­ra o ma­nu­seio de vá­ri­os ali­men­tos di­fe­ren­tes, co­mo car­ne, ave, pei­xe, la­ti­cí­ni­os, fru­tas, en­tre ou­tros. De acor­do com o ma­nu­al de se­gu­ran­ça ali­men­tar ICMSF (Co­mis­são In­ter­na­ci­o­nal pa­ra Es­pe­ci­fi­ca­ções Mi­cro­bi­o­ló­gi­cas dos Ali­men­tos) de 1997,o ris­co de con­ta­mi­na­ção po­de ser mi­ni­mi­za­do atra­vés da se­le­ção e ma­nu­ten­ção ade­qua­da dos uten­sí­li­os e equi­pa­men­tos. A se­le­ção de­ve le­var em con­si­de­ra­ção a efi­ci­ên­cia com que é re­a­li­za­da a fun­ção pre­ten­di­da (cor­tar ou fa­ti­ar, por exem­plo), a quan­ti­da­de ne­ces­sá­ria pa­ra o vo­lu­me de pro­du­ção, a con­fi­a­bi­li­da­de, a fa­ci­li­da­de de ope­ra­ção e de ma­nu­ten­ção, a se­gu­ran­ça dos fun­ci­o­ná­ri­os, os cus­tos, além dos ma­te­ri­ais que os com­põe.

Ba­se­a­do na frequên­cia do uso des­te ti­po de uten­sí­lio na co­zi­nha, a Usi­plast dis­po­ni­bi­li­za tá­bu­as de cor­te em po­li­e­ti­le­no com cin­co co­res di­fe­ren­tes, uma pa­ra ca­da ti­po de ali­men­to. A fa­bri­can­te su­ge­re uti­li­zar ca­da cor de tá­bua pa­ra ma­nu­seio de ca­da ali­men­to, por exem­plo: Ver­me­lha: car­ne crua; Ver­de: fru­tas, le­gu­mes e ver­du­ras; Azul: pei­xes e fru­tos do mar; Ama­re­la pa­ra aves e Bran­ca pa­ra la­ti­cí­ni­os, con­si­de­ran­do que tam­bém de­vem ser tro­ca­das pe­ri­o­di­ca­men­te.

O ma­te­ri­al uti­li­za­do na fa­bri­ca­ção das tá­bu­as é o po­li­e­ti­le­no, de acor­do com as nor­mas da An­vi­sa, no item 4.1.17 da re­so­lu­ção RDC 216 / 2014. Pa­ra mai­or du­ra­bi­li­da­de e hi­gi­e­ni­za­ção dos ob­je­tos, re­co­men­da-se mer­gu­lhá-las em uma so­lu­ção de água e clo­ro, es­fre­gar com

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.