Sus­ten­ta­bi­li­da­de no ar

Hoteis - - Especial -

Ri­bei­ro, WEG e ou­tros, mas tam­bém pe­la es­tru­tu­ra que con­ta­mos pa­ra aten­der o mer­ca­do bra­si­lei­ro e la­ti­no ame­ri­ca­no, a par­tir do Bra­sil”, com­ple­tou Al­bu­quer­que. Uti­li­zam a so­lu­ção da em­pre­sa ho­téis co­mo o Laksh­mi Ho­tel na Ín­dia; o Man­da­lay Bay em Las Ve­gas; o ho­tel com a mai­or usi­na fo­to­vol­tai­ca do mun­do (6.2 MW), o Grand Pal­la­dium Lady Ha­mil­ton Ho­tel em Mon­ta­ge Bay, na Ja­mai­ca; o Sir­mak Ho­tel na Tur­quia; o Pro Eco energy Al­ber­ta Ho­tel e ou­tros.

Bus­can­do uma so­lu­ção al­ter­na­ti­va pa­ra eco­no­mi­zar com o ar condicionado do empreendimento e ao mes­mo tem­po ga­ran­tir con­for­to aos cli­en­tes, o Tauá Ati­baia Re­sort, lo­ca­li­za­do no in­te­ri­or de São Paulo, im­plan­tou um pro­je­to eco­ló­gi­co da LG, que fi­cou res­pon­sá­vel pe­la es­tru­tu­ra­ção do sis­te­ma.

Com pro­pos­ta ela­bo­ra­da pe­la Ter­mo­cop, a tec­no­lo­gia de re­cu­pe­ra­ção de ca­lor foi su­ge­ri­da, pois apre­sen­ta gran­de po­ten­ci­al pa­ra es­te ti­po de re­qui­si­ção, uma vez que man­tém a cli­ma­ti­za­ção nor­mal do am­bi­en­te e uti­li­za, de for­ma útil, o ca­lor re­jei­ta­do. A em­pre­sa uti­li­zou o Hy­dro Kit e o Mul­ti V He­at Re­co­very, que é a so­lu­ção LG pa­ra a re­cu­pe­ra­ção de ca­lor.

As téc­ni­cas de re­cu­pe­ra­ção de ca­lor do ar condicionado não são mui­to co­muns pa­ra aque­ci­men­to de água de ba­nho. No ca­so do re­sort Tauá de Ati­baia é ain­da mais in­co­mum, pois, além de uti­li­zar a re­cu­pe­ra­ção de ca­lor pa­ra aque­ci­men­to da água de ba­nho, uti­li­za tam­bém pa­ra aque­ci­men­to da pis­ci­na, eco­no­mi­zan­do ain­da mais ener­gia.

O sis­te­ma é com­pos­to de con­den­sa­do­ras Mul­ti V He­at Re­co­very, com eva­po­ra­do­ra do ti­po pa­re­de, pa­ra cli­ma­ti­za­ção dos quar­tos; e dois mo­de­los de Hy­dro Kit, um de mé­dia tem­pe­ra­tu­ra e ou­tro de al­ta tem­pe­ra­tu­ra. O mo­de­lo de al­ta tem­pe­ra­tu­ra, que pode aque­cer água até 80ºC, é uti­li­za­do pa­ra a água quente pa­ra ba­nhos. Já o mo­de­lo de mé­dia tem­pe­ra­tu­ra, que aque­ce a água a até 50ºC, é vol­ta­do pa­ra as pis­ci­nas, uma vez que pa­ra es­te fim é ne­ces­sá­ria uma tem­pe­ra­tu­ra me­nor, mas com mai­or va­zão de água.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.