A SERVICO DA HOS­PI­TA­LI­DA­DE

che­ga à 55ª edi­ção com ino­va­ções e ex­pe­ri­ên­ci­as sen­so­ri­ais

Hoteis - - Aconteceu -

Prin­ci­pal even­to pa­ra hos­pi­ta­li­da­de e ser­vi­ços ali­men­ta­res, Equi­po­tel apre­sen­tou em se­tem­bro uma sé­rie de no­vi­da­des e ex­pe­ri­ên­ci­as ins­pi­ra­das na ca­pi­tal fran­ce­sa

Networ­king, atu­a­li­za­ção pro­fis­si­o­nal e no­vas pos­si­bi­li­da­des de ne­gó­ci­os. Es­tas fo­ram as prin­ci­pais ca­rac­te­rís­ti­cas da Equi­po­tel, prin­ci­pal fei­ra do seg­men­to ho­te­lei­ro e de gas­tro­no­mia da Amé­ri­ca La­ti­na, que acon­te­ceu en­tre 11 e 14 de se­tem­bro no São Pau­lo Ex­po, na zo­na Sul pau­lis­ta­na. Em sua 55ª edi­ção, a fei­ra des­ta­cou ex­pe­ri­ên­ci­as sen­so­ri­ais e ino­va­ção em seus es­pa­ços. En­tre os se­to­res pre­sen­tes, o de ho­te­la­ria/tu­ris­mo mar­cou for­te pre­sen­ça no even­to, re­pre­sen­tan­do um mer­ca­do que ho­je con­ta com 560 mil uni­da­des ha­bi­ta­ci­o­nais, en­tre ho­téis, pou­sa­das, flats, con­do-ho­téis e re­sorts, e pos­sui um fa­tu­ra­men­to to­tal de R$ 24,9 bi­lhões.

A Equi­po­tel des­te ano tam­bém con­tou com uma pro­gra­ma­ção di­re­ci­o­na­da ao pú­bli­co des­te se­tor, fo­ca­da em ex­pe­ri­ên­ci­as imer­si­vas, co­mo o Ho­tel Mo­de­lo, que con­sis­te em um pro­je­to ho­te­lei­ro em uma área de 420 m² con­tan­do com to­dos os se­to­res de um ho­tel fun­ci­o­nal e ten­dên­ci­as de mer­ca­do. Con­tou tam­bém com a Ro­da­da de Ne­gó­ci­os Ho­te­la­ria, que cria opor­tu­ni­da­des de ne­gó­ci­os en­tre ex­po­si­to­res e com­pra­do­res da ca­deia ho­te­lei­ra, es­trei­tan­do o re­la­ci­o­na­men­to en­tre am­bos e as Are­nas do Sa­ber e de De­ba­tes, es­pa­ços de­di­ca­dos à tro­ca de in­for­ma­ções e ex­pe­ri­ên­ci­as atra­vés de pa­les­tras e apre­sen­ta­ções.

A ABIH - As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra da In­dús­tria de Ho­téis foi uma das en­ti­da­des pre­sen­tes na Equi­po­tel 2017, cor­res­pon­den­do um se­tor que, no Bra­sil, con­ta com mais de 350 mil em­pre­gos di­re­tos e qua­se 2 mi­lhões de em­pre­gos in­di­re­tos li­ga­dos ao mer­ca­do ho­te­lei­ro no País. Pa­ra a en­ti­da­de, al­guns as­sun­tos são re­le­van­tes nes­te mo­men­to e es­tar pre­sen­te na fei­ra aju­da co­mo termô­me­tro pa­ra sen­tir e dis­cu­tir as de­man­das.

Ho­tel Mo­de­lo

Ten­dên­ci­as e so­lu­ções em hos­pi­ta­li­da­de e ser­vi­ços ali­men­ta­res de mais de 1.500 mar­cas es­ti­ve­ram reu­ni­das na fei­ra que pro­por­ci­o­nou a apro­xi­ma­ção de re­la­ci­o­na­men­tos, am­pli­a­ção e ge­ra­ção de ne­gó­ci­os jun­to aos proprietários de ho­téis,

pou­sa­das, ba­res, res­tau­ran­tes e es­ta­be­le­ci­men­tos que com­pre­en­dem a ‘ar­te de re­ce­ber bem’. Uma área de ex­po­si­ção se­to­ri­za­da com 25 mil m² abri­gou pro­du­tos, ser­vi­ços, ten­dên­ci­as, tec­no­lo­gi­as e no­vas so­lu­ções de apro­xi­ma­da­men­te 200 mar­cas ex­pos­tas. Além dis­so, uma vas­ta ofer­ta de ex­pe­ri­ên­ci­as e uma ex­ten­sa pro­gra­ma­ção de con­teú­do fo­ram re­a­li­za­das. Es­tas fer­ra­men­tas fo­ca­ram na ex­pan­são do co­nhe­ci­men­to com a proposta de aque­cer o am­bi­en­te pa­ra a re­a­li­za­ção de ne­gó­ci­os.

O con­cei­to des­ta edi­ção da Equi­po­tel foi em­ba­sa­do em uma das ca­pi­tais mais hos­pi­ta­lei­ras do mun­do, Pa­ris. Con­si­de­ra­da uma das mais mo­der­nas ci­da­des e um dos prin­ci­pais po­los gas­tronô­mi­cos, a ca­pi­tal fran­ce­sa é a fon­te de ins­pi­ra­ção pa­ra o even­to. Ex­pe­ri­ên­ci­as sen­so­ri­ais co­mo o Spa Ur­ba­no que con­sis­te nu­ma suí­te com o con­cei­to fo­ca­do na rein­ven­ção dos mo­téis co­mo op­ção de la­zer e en­tre­te­ni­men­to pa­ra ca­sais em um úni­co am­bi­en­te, foi um dos des­ta­ques.

Área de co­nhe­ci­men­to

A Equi­po­tel pro­por­ci­o­nou aos seus vi­si­tan­tes mais do que co­nhe­ci­men­to so­bre pro­du­tos e ser­vi­ços pa­ra o mer­ca­do de hos­pi­ta­li­da­de e ser­vi­ços ali­men­ta­res. De li­vre aces­so aos vi­si­tan­tes, o Ca­fé do Sa­ber by Nes­ca­fé Es­pres­so foi de­di­ca­do a so­lu­ções tec­no­ló­gi­cas ou de ne­gó­ci­os, tro­ca de ex­pe­ri­ên­ci­as e atu­a­li­za­ção pro­fis­si­o­nal.

Pa­ra o pú­bli­co com viés ho­te­lei­ro/ tu­ris­mo, al­gu­mas im­por­tan­tes ques­tões en­vol­ven­tes fo­ram le­van­ta­das nas apre­sen­ta­ções e de­ba­tes, en­tre elas: “Re­sul­ta­do do in­gres­so dos ho­téis no mer­ca­do li­vre de ener­gia”, “A trans­for­ma­ção di­gi­tal na ho­te­la­ria: Co­mo a tec­no­lo­gia aju­da a me­lho­rar a ex­pe­ri­ên­cia do hós­pe­de”, “Co­mo se di­fe­ren­ci­ar e sair ga­nhan­do em meio à gu­er­ra

de pre­ços da Ho­te­la­ria” e “Ho­te­la­ria: Co­mo ven­der mais em 2017/2018”.

Ca­fé do Sa­ber

Um dos pa­les­tran­tes no es­pa­ço Ca­fé do Sa­ber by Nes­ca­fé Es­pres­so foi Pau­lo Man­cio, SVP de De­sign & Te­ch­ni­cal Ser­vi­ces da Ac­corHo­tels, um dos mai­o­res gru­pos ho­te­lei­ros do mun­do, que mi­nis­trou o te­ma “Ho­tel do Fu­tu­ro”. En­tre as re­no­va­ções da re­de, es­tão 3.080 quar­tos en­tre to­das as mar­cas, que, se­gun­do Man­cio, pre­ci­sam de aten­ção es­pe­ci­al. “Sem dú­vi­da to­dos nós pas­sa­mos por uma trans­for­ma­ção. En­tão pre­ci­sa­mos ler o hós­pe­de e en­ten­dê-lo pa­ra en­tre­gar o me­lhor que pu­der­mos na hos­pe­da­gem. É um mo­men­to de saí­da do con­tro­le pa­ra o co­ra­ção, pro­por­ci­o­nan­do a ex­pe­ri­ên­cia. Is­so agre­ga mui­to ho­je: é um pe­que­no de­ta­lhe que vai cri­ar um gran­de efei­to pa­ra en­can­tar o hós­pe­de. Só exis­tem três for­mas de se es­tar no mer­ca­do – fo­ra de­le, ofe­re­cen­do o

mes­mo que os ou­tros ou apre­sen­tan­do um di­fe­ren­ci­al”, de­cla­rou.

Ele men­ci­o­nou ain­da que há cer­ca de um ano e meio, a Ac­corHo­tels pas­sou a ado­tar uma no­va ati­tu­de em seu ne­gó­cio, com o ob­je­ti­vo de sair da zo­na de con­for­to e ofe­re­cer ex­pe­ri­ên­ci­as me­mo­rá­veis. A re­de bus­ca so­lu­ções sus­ten­tá­veis, de ilu­mi­na­ção, re­ce­bi­men­to de água de chu­va, uso de chu­vei­ros e to­dos os itens que o en­vol­vem.

Fo­od Ser­vi­ce

O pú­bli­co pre­sen­te tam­bém am­pli­ou seus co­nhe­ci­men­tos com atra­ções co­mo a Are­na Gas­tronô­mi­ca, des­ti­na­da às de­mons­tra­ções de che­fes de co­zi­nha e es­pe­ci­a­lis­tas na área. No Ca­fé do Sa­ber by Nes­tlé, os vi­si­tan­tes ti­ve­ram con­ta­to com te­mas li­ga­dos à ges­tão, ne­gó­ci­os e tec­no­lo­gia. Com foco em cri­ar gran­des opor­tu­ni­da­des de ne­gó­ci­os pa­ra ex­po­si­to­res e com­pra­do­res da ca­deia ho­te­lei­ra, as Ro­da­das de Ne­gó­ci­os Ho­te­la­ria e Fo­od Ser­vi­ce fo­ram opor­tu­ni­da­des ide­ais pa­ra o se­tor ma­pe­ar su­as pró­xi­mas par­ce­ri­as.

Du­ran­te a Equi­po­tel 2017, a ali­men­ta­ção sau­dá­vel foi am­pla­men­te abor­da­da atra­vés de ex­pe­ri­ên­ci­as, de­ba­tes, pa­les­tras, ex­po­si­to­res e pro­du­to­res. A fei­ra con­tou com di­ver­sos es­pa­ços que di­a­lo­ga­vam com ques­tões de ali­men­ta­ção sau­dá­vel, co­mo a Equi­po­tel Mar­ket. Em um es­pa­ço de 100 m², vin­te pe­que­nos pro­du­to­res le­va­ram pro­du­tos que pos­su­em em seu cer­ne o cui­da­do com a qua­li­da­de, sau­da­bi­li­da­de e sus­ten­ta­bi­li­da­de. Eram pro­du­tos or­gâ­ni­cos e ar­te­sa­nais co­mo: mel, ge­lei­as, qu­ei­jos, azei­tes, ca­fés, tem­pe­ros, ca­cha­ças, gin, vod­cas, cer­ve­jas, en­tre ou­tros. A ideia foi apro­xi­mar es­ses pro­du­to­res de do­nos de ba­res, res­tau­ran­tes, com­pra­do­res de ho­téis e pou­sa­das, chefs de co­zi­nha e de­mais pro­fis­si­o­nais dos se­to­res pre­sen­tes.

Bo­te­co Sau­dá­vel

Ou­tro es­pa­ço que abor­da es­sa te­má­ti­ca foi o Bo­te­co Sau­dá­vel, or­ga­ni­za­do

pe­la ABRASEL — As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Ba­res e Res­tau­ran­tes. Co­mo aten­der o cli­en­te e ofe­re­cer ou­tros pro­du­tos, ou os mes­mos, mas de for­ma sau­dá­vel, fei­tos por ou­tros mé­to­dos e sem en­ca­re­cê-los? A ideia foi au­men­tar o de­ba­te em bus­ca de so­lu­ções e co­nhe­ci­men­to atra­vés de pa­les­tras com che­fes de co­zi­nhas, pro­du­to­res or­gâ­ni­cos, con­sul­to­res es­pe­ci­a­li­za­dos em fo­od ser­vi­ce e, por fim, foi pro­mo­vi­da uma sé­rie de de­gus­ta­ções.

Vá­ri­as au­to­ri­da­des li­ga­das à ho­te­la­ria e gas­tro­no­mia es­ti­ve­ram pre­sen­tes na aber­tu­ra da Equi­po­tel 2017

Lon­gas las se for­ma­ram pa­ra a vi­si­ta ao ho­tel mo­de­lo

O es­pa­ço ca­fé do sa­ber foi pal­co de mui­tos de­ba­tes

Pau­lo Man­cio foi um dos pa­les­tran­tes no es­pa­ço Ca­fé do Sa­ber

A Are­na Gas­tronô­mi­ca reu­niu re­no­ma­dos che­fes de co­zi­nha que en­si­na­ram téc­ni­cas e re­cei­tas

O Bo­te­co sau­dá­vel foi um dos es­pa­ços mais con­cor­ri­dos das Equi­po­tel 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.