50 ar­ti­gos na ho­tel­news

Cris­ti­a­no Vas­ques

Hotelnews Magazine - - ÍNDICE - POR CRIS­TI­A­NO VAS­QUES

Es­se ar­ti­go é, en­tre ou­tros des­sa edi­ção da ho­tel­news, um pou­co es­pe­ci­al. Não que se­ja mais re­le­van­te, bri­lhan­te, cu­ri­o­so ou in­for­ma­ti­vo que os de­mais. Na ver­da­de, a ra­zão é pes­so­al: tra­ta-se do 50º ar­ti­go des­se co­lu­nis­ta na re­vis­ta.

Es­se não é um nú­me­ro ca­ba­lís­ti­co ou de im­por­tân­cia es­pe­ci­al, mas faz re­fle­tir so­bre o tem­po que se pas­sou des­de a pri­mei­ra co­lu­na aqui pu­bli­ca­da, já no lon­gín­quo ano de 2009. Ou se­ja: es­se é o dé­ci­mo ano des­se es­pa­ço de dis­cus­são e re­fle­xão so­bre os as­pec­tos fi­nan­cei­ros, econô­mi­cos e mer­ca­do­ló­gi­cos da ho­te­la­ria.

Des­de o pri­mei­ro ar­ti­go, que in­tro­du­zia a li­nha de ho­te­la­ria co­mo in­ves­ti­men­to, os te­mas abor­da­dos são o re­tra­to da as­cen­são, que­da e re­to­ma­da do mer­ca­do ho­te­lei­ro bra­si­lei­ro: fi­nan­ci­a­men­tos ban­cá­ri­os, obs­tá­cu­los ao de­sen­vol­vi­men­to, que­da de ju­ros, re­for­mas e re­po­si­ci­o­na­men­to, Co­pa, CVM, Olim­pía­das, or­ça­men­to, cho­que de ofer­ta, cri­se, ajus­tes, con­ver­sões, fun­do de re­ser­vas e re­to­ma­da. O car­dá­pio é tão va­ri­a­do quan­to fo­ram os ci­clos que vi­ve­mos.

Ver­da­de que es­ses as­pec­tos cos­tu­mam ser vis­tos pelos ho­te­lei­ros co­mo o “la­do B” da área, aque­les que qua­se nin­guém que­ria se en­vol­ver ou ti­nha vo­ca­ção quan­do co­me­çou a es­tu­dar ou tra­ba­lhar no se­tor. Sen­do fran­co, a imen­sa mai­o­ria dos ho­te­lei­ros que co­nhe­ço têm co­mo sua mais cla­ra vo­ca­ção a ca­pa­ci­da­de ina­ta e in­ve­já­vel de ser um gran­de an­fi­trião. Creio que foi es­sa ca­rac­te­rís­ti­ca das pes­so­as e do ne­gó­cio que me en­can­tou e me pren­deu à área.

Tal­vez o mai­or exem­plo dis­so te­nha ocor­ri­do há al­guns anos, em Bu­e­nos Ai­res (Ar­gen­ti­na). Es­ta­va fa­zen­do uma vi­si­ta co­mer­ci­al à ci­da­de, ten­tan­do ex­pan­dir as ati­vi­da­des da em­pre­sa. Pre­pa­ran­do a viagem, ti­ve a fe­li­ci­da­de de con­se­guir uma reu­nião com o pro­pri­e­tá­rio do Al­ve­ar Palace, um dos mais tra­di­ci­o­nais e icô­ni­cos ho­téis da Amé­ri­ca do Sul.

Es­ta­va acom­pa­nha­do de uma co­le­ga por­te­nha, que já o co­nhe­cia pes­so­al­men­te, de al­gu­ma ou­tra oca­sião. Ao aden­trar o lobby do hotel, al­guns mi­nu­tos an­tes do ho­rá­rio mar­ca­do, per­ce­bi um se­nhor se le­van­tan­do da pol­tro­na ao la­do da re­cep­ção. Ele se pos­tou em pé, apre­sen­tan­do uma pos­tu­ra re­cep­ti­va e al­ti­va. Abriu um sor­ri­so e ca­mi­nhou em nos­sa di­re­ção com os bra­ços aber­tos. Nos tra­tou pelos nos­sos no­mes, se apre­sen­tou e nos con­du­ziu ao L’Oran­ge­rie, o sa­lão de chá do hotel.

A reu­nião – na ver­da­de um ba­te-pa­po in­for­mal so­bre seus ho­téis (ele tam­bém é o pro­pri­e­tá­rio do Llao Llao de Ba­ri­lo­che), o mer­ca­do ho­te­lei­ro e as agru­ras po­lí­ti­co-econô­mi­cas ar­gen­ti­nas – se deu de ma­nei­ra le­ve e gra­ci­o­sa. Fo­mos in­ter­rom­pi­dos al­gu­mas ve­zes por ha­bi­tués do hotel que, de for­ma mui­to dis­cre­ta e cor­tês, nos pe­di­am li­cen­ça para cum­pri­men­tar nos­so an­fi­trião: ele não era ape­nas o pro­pri­e­tá­rio, fa­zia da de­di­ca­ção ao em­pre­en­di­men­to e aos hós­pe­des sua for­ma de vi­ver.

Na­que­le mo­men­to, mes­mo ten­do co­nhe­ci­do ex­ce­len­tes an­fi­triões ao lon­go de to­da mi­nha vi­da pro­fis­si­o­nal, pu­de ver a es­sên­cia des­sa pro­fis­são em sua ple­ni­tu­de. Eu, que já me sen­tia gra­to por ter ti­do a opor­tu­ni­da­de de ser re­ce­bi­do por aque­la re­le­van­te fi­gu­ra, fi­quei en­can­ta­do com a le­ve­za, a hu­mil­da­de e a gen­ti­le­za de David Sut­ton.

Que es­sa au­ra de sim­pa­tia e hos­pi­ta­li­da­de se man­te­nha em ca­da um de nós, a des­pei­to dos de­sa­fi­os e da du­re­za dos as­pec­tos financeiro e mer­ca­do­ló­gi­co da ho­te­la­ria.

Tem cu­ri­o­si­da­de pelo im­pac­to das me­ga­ten­dên­ci­as e tec­no­lo­gi­as dis­rup­ti­vas no se­tor de hos­pi­ta­li­da­de? En­tão é só se­guir o Me­te­o­ro­lo­gis­ta Ho­te­lei­ro no Twitter: @Me­te­o­ro­te­lei­ro.

Cris­ti­a­no Vas­ques é en­ge­nhei­ro de pro­du­ção (Po­li-USP) e es­pe­ci­a­lis­ta em ges­tão do tu­ris­mo e ho­te­la­ria (FGV). É só­cio da Ho­telIn­vest e ma­na­ging di­rec­tor da HVS South Ame­ri­ca. Con­ta­to: cvas­ques@hvs.com

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.