Fa­róis ace­sos nas ro­do­vi­as si­na­li­za­das vol­tam a ser obri­ga­tó­ri­os

Jornal Brasil Peças - - Info Br -

Em to­do o Bra­sil, ór­gãos de trân­si­to vol­ta­ram a mul­tar os mo­to­ris­tas que di­ri­gi­rem com o fa­rol des­li­ga­do nas ro­do­vi­as mes­mo du­ran­te o dia. O Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral de­ci­diu que a pu­ni­ção po­de ser apli­ca­da des­de que a es­tra­da es­te­ja bem si­na­li­za­da, mes­mo nos tre­chos ur­ba­nos ou ru­rais.

Ago­ra não tem jei­to: fa­róis des­li­ga­dos, mes­mo du­ran­te o dia, em ro­do­vi­as fe­de­rais e es­ta­du­ais es­tá su­jei­to a mul­ta. A fis­ca­li­za­ção já foi re­to­ma­da em vá­ri­as ro­do­vi­as. Des­de que haja cla­ra si­na­li­za­ção na pis­ta.

A co­bran­ça da mul­ta es­ta­va sus­pen­sa pe­la Jus­ti­ça des­de se­tem­bro, com o ar­gu­men­to de que era di­fí­cil pa­ra o mo­to­ris­ta iden­ti­fi­car se es­ta­va em uma ro­do­via es­ta­du­al ou fe­de­ral prin­ci­pal­men­te em tre­chos ur­ba­nos. É obri­ga­tó­rio, sim. Mas ago­ra, a no­ti­fi­ca­ção só po­de ser fei­ta em tre­chos que te­nham si­na­li­za­ção, co­mo pla­cas iden­ti­fi­can­do a ro­do­via ou in­di­can­do a qui­lo­me­tra­gem da pis­ta.

As si­na­li­za­ções já po­dem ser en­con­tra­das, por exem­plo, na ro­do­via BA 526 - e mes­mo as­sim, al­guns mo­to­ris­tas ain­da tra­fe­gam com o fa­rol des­li­ga­do, su­jei­tos a mul­ta de R$ 85, que a par­tir de no­vem­bro pas­sa pa­ra R$ 130.

“Se re­al­men­te não ti­ver si­na­li­za­ção que dei­xe cla­ro que aque­le pe­rí­me­tro ur­ba­no, tra­ta-se de uma ro­do­via, não se­rá apli­ca­da a lei e se­rá ape­nas ori­en­ta­do, re­co­men­da­do que se tra­fe­gue, a par­tir da­li, com o fa­rol ace­so”, diz Di­e­go Egi­to, ins­pe­tor da Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Fe­de­ral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.