Nis­san apre­sen­ta pro­tó­ti­po de veí­cu­lo elé­tri­co mo­vi­do a eta­nol

Jornal Brasil Peças - - Sustentabilidade -

Amon­ta­do­ra ja­po­ne­sa Nis­san trou­xe ao Bra­sil uma de su­as mais re­cen­tes tec­no­lo­gi­as. Se­guin­do a li­nha de bus­car no­vas fon­tes de ener­gia, a fa­bri­can­te de­sen­vol­veu o pro­tó­ti­po de um veí­cu­lo elé­tri­co cu­ja ener­gia é ge­ra­da por meio de hi­dro­gê­nio ex­traí­do do eta­nol. Pa­ra o pre­si­den­te da con­sul­to­ria Da­ta­gro, Plí­nio Nas­ta­ri, a tec­no­lo­gia po­de ser uma im­por­tan­te saí­da pa­ra o se­tor de ca­na.

“O eta­nol de ca­na tem uma pe­ga­da de car­bo­no pra­ti­ca­men­te neu­tra. A com­bi­na­ção do bi­o­com­bus­tí­vel com es­sa tec­no­lo­gia, é a so­lu­ção de­fi­ni­ti­va que ma­ta a ques­tão das emis­sões [de car­bo­no] na mo­bi­li­da­de”, ava­li­ou o con­sul­tor.

O pro­tó­ti­po mo­to­ri­za­do com a Cé­lu­la de Com­bus­tí­vel de Óxi­do Só­li­do (SOFC), se­gun­do a no­men­cla­tu­ra ofi­ci­al, é o pri­mei­ro de seu ti­po a ro­dar mo­vi­do a ener­gia elé­tri­ca ge­ra­da por bi­o­e­ta­nol e tem uma au­to­no­mia mé­dia de 600 quilô­me­tros. “O no­vo sis­te­ma pos­sui uma Cé­lu­la de Com­bus­tí­vel eBio com um gerador de for­ça SOFC que uti­li­za a re­a­ção do oxi­gê­nio com múl­ti­plos com­bus­tí­veis, in­cluin­do eta­nol e gás na­tu­ral, pa­ra pro­du­zir ele­tri­ci­da­de de al­ta efi­ci­ên­cia”, in­for­mou a Nis­san, du­ran­te o lan­ça­men­to do veí­cu­lo.

Nas­ta­ri des­ta­ca que o pro­tó­ti­po é uma Van pa­ra mos­trar que exis­te ca­pa­ci­da­de pa­ra um car­ro elé­tri­co de car­ga. O Bra­sil foi es­co­lhi­do pa­ra a uti­li­za­ção do car­ro por con­ta de seu ní­vel pro­du­ti­vo de eta­nol.

De acor­do com a mul­ti­na­ci­o­nal au­to­mo­ti­va, o mo­de­lo é ba­se­a­do no e-NV200, veí­cu­lo co­mer­ci­al le­ve 100% elé­tri­co da fa­bri­can­te. A Nis­san vai con­du­zir tes­tes de cam­po em vi­as pú­bli­cas do Bra­sil uti­li­zan­do o pro­tó­ti­po pa­ra ava­li­ar a vi­a­bi­li­da­de de mer­ca­do.

Dis­cus­sões pa­ra re­du­ção nas emis­sões de ga­ses do efei­to es­tu­fa to­ma­ram mai­or cor­po a par­tir do ano pas­sa­do, com acor­do do cli­ma fir­ma­do em Pa­ris. Nes­te ano, os com­pro­mis­sos já fo­ram ra­ti­fi­ca­dos.

“A Nis­san es­tá al­ta­men­te com­pro­me­ti­da com re­gião”, en­fa­ti­zou o pre­si­den­te mun­di­al da com­pa­nhia, Car­los Ghosn, por meio do in­for­ma­ti­vo ofi­ci­al, so­bre as ações re­a­li­za­das na Amé­ri­ca La­ti­na e no País, es­pe­ci­fi­ca­men­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.