Mer­ca­do de SUV se­gue em ex­pan­são e Af­ter mar­ket de­ve se ajus­tar à de­man­da

Em 2017 já são qua­tro no­vos mo­de­los: Hyundai Cre­ta; Je­ep Com­pass; Honda WR-V e Re­nault Captur.

Jornal Brasil Peças - - Mercado -

Mes­mo com que­da nas ven­das ge­rais, os SUV’s têm ti­do des­ta­que no mer­ca­do nos úl­ti­mos anos e a de­man­da por ser­vi­ços no Af­ter­mar­ket de­ve cres­cer a par­tir des­te ano. Atu­al­men­te, são 11 mo­de­los en­tre os 50 mais ven­di­dos no Bra­sil. Em mar­ço de 2017, é pro­vá­vel que es­se nú­me­ro cres­ça, já que se­rão con­ta­dos os pri­mei­ros re­sul­ta­dos do Honda WR-V e do Re­nault Captur.

Vin­do de um tri­ê­nio fra­co, o mer­ca­do au­to­mo­ti­vo não traz, em 2017, mui­tas no­vi­da­des pa­ra a Re­po­si­ção. Com as ven­das em que­da no pe­río­do en­tre 2014 e 2016, é nor­mal es­pe­rar que o nú­me­ro de veí­cu­los que co­me­ça­ri­am a con­tar com o Af­ter­mar­ket se­ja me­nor. Po­rém, um seg­men­to den­tro dos veí­cu­los de pas­seio re­quer uma atenção es­pe­ci­al do se­tor: o de Uti­li­tá­ri­os Es­por­ti­vos, o SUV, co­mo é mais co­nhe­ci­do. Em um pe­río­do de per­das cons­tan­tes das fa­bri­can­tes, os lan­ça­men­tos de veí­cu­los des­se ti­po se mul­ti­pli­ca­ram e ti­ve­ram re­sul­ta­dos até sur­pre­en­den­tes.

Re­es­ti­li­za­do em 2012, o EcoS­port do­mi­nou o se­tor sem mai­or con­cor­rên­cia até o iní­cio de 2015. Foi no au­ge da cri­se econô­mi­ca, coin­ci­den­te­men­te, que sur­gi­ram as pri­mei­ras mu­dan­ças que re­de­se­nha­ram o seg­men­to. O lan­ça­men­to do Je­ep Re­ne­ga­de e do Honda HR-V – que se con­so­li­dou co­mo lí­der ab­so­lu­to de ven­das en­tre os SUV’s -, pu­xou uma fi­la de no­vos mo­de­los que caí­ram no gos­to do bra­si­lei­ro e se tor­na­ram su­ces­so em ven­das.

Além dos mo­de­los ini­ci­ais da Je­ep e da Honda, des­de 2015 es­tre­a­ram por aqui ou­tros mo­de­los co­mo o Peugeot 2008 e o Nis­san Kicks. So­men­te em 2017, já fo­ram lan­ça­dos qua­tro no­vos SUV’s: Hyundai Cre­ta;Je­ep Com­pass; Re­nault Captur e Honda WR-V.

Honda HR-V é o lí­der de ven­das no seg­men­to des­de seu lan­ça­men­to e es­tá en­tre os 10 veí­cu­los mais ven­di­dos no Bra­sil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.