ZF lan­ça op­ci­o­nal pa­ra trans­mis­são de du­pla em­bre­a­gem de oi­to mar­chas

Jornal Brasil Peças - - Autopeças -

Usan­do a no­va trans­mis­são de du­pla em­bre­a­gem de 8 mar­chas (8DT) co­mo ba­se – que te­ve o Pors­che Panamera co­mo o pri­mei­ro veí­cu­lo a ser pro­du­zi­do em sé­rie equi­pa­do com o com­po­nen­te - a ZF e a Pors­che de­sen­vol­ve­ram em con­jun­to um kit de trans­mis­são hí­bri­do mo­du­lar que su­pri­rá todas as ne­ces­si­da­des atu­ais e fu­tu­ras de veí­cu­los es­por­ti­vos. A no­va trans­mis­são es­por­ti­va pa­ra tra­ção tra­sei­ra e tra­ção nas qua­tro ro­das se dis­tin­gue da con­cor­rên­cia de­vi­do aos seus tem­pos de mudança de mar­cha mais rá­pi­dos, al­to ní­vel de efi­ci­ên­cia e máxima fle­xi­bi­li­da­de.

Um dos prin­ci­pais ob­je­ti­vos do pro­je­to foi tor­nar a ali­men­ta­ção elé­tri­ca uma op­ção pa­ra es­ta trans­mis­são. Gra­ças ao no­vo pro­je­to do con­jun­to de en­gre­na­gens, foi pos­sí­vel in­te­grar um mó­du­lo hí­bri­do de 100 kW sem au­men­tar o com­pri­men­to em com­pa­ra­ção à atu­al trans­mis­são es­por­ti­va 7DT. Is­so tam­bém va­le pa­ra a cai­xa de trans­fe­rên­cia de tra­ção in­te­gral op­ci­o­nal, que aci­o­na o ei­xo di­an­tei- ro da forma mais econô­mi­ca pos­sí­vel, usan­do uma em­bre­a­gem hang-on. Além dis­so, a per­da de po­tên­cia da trans­mis­são bá­si­ca é re­du­zi­da em até 28% - gra­ças a vá­ri­os fa­to­res co­mo a dis­tri­bui­ção das re­la­ções de mar­chas, que em 11.17 é mui­to al­ta, a 8a mar­cha adi­ci­o­nal e o sis­te­ma de lu­bri­fi­ca­ção sob de­man­da. A uni­da­de de controle de trans­mis­são ele­trô­ni­ca aper­fei­ço­a­da foi de­sen­vol­vi­da e pro­du­zi­da de forma in­de­pen­den­te pe­la ZF. A no­va trans­mis­são é fa­bri­ca­da na plan­ta de Bran­dem­bur­go, Ale­ma­nha.

“Na no­va trans­mis­são es­por­ti­va 8DT, com­bi­na­mos mudança de mar­cha ul­trar­rá­pi­da, al­to ní­vel de efi­ci­ên­cia e con­du­ção to­tal­men­te elé­tri­ca com a fle­xi­bi­li­da­de de in­te­grar va­ri­a­ções den­tro do mes­mo es­pa­ço de ins­ta­la­ção sem com­pro­me­ter na­da”, dis­se o Dr. Jür­gen Grei­ner, He­ad de De­sen­vol­vi­men­to de Trans­mis­sões de Veí­cu­los de Pas­seio da ZF Fri­e­dri­chsha­fen AG. A re­sis­tên­cia ao tor­que, de­sem­pe­nho es­por­ti­vo, al­to ní­vel de con­for­to e efi­ci­ên­cia da no­va trans­mis­são de du­pla em­bre­a­gem de 8 mar­chas ul­tra­pas­sam a qua­li­da­de da atu­al 7DT, ape­sar das di­men­sões de ins­ta­la­ção per­ma­ne­ce­rem pra­ti­ca­men­te inal­te­ra­das. A per­da de po­tên­cia po­de ser re­du­zi­da em até 28%, e os já rá­pi­dos tem­pos de mudança de mar­cha fo­ram apri­mo­ra­dos ain­da mais. “As pri­mei­ras seis mar­chas e sua gra­da­ção com­pac­ta ser­vem pa­ra oti­mi­zar a ace­le­ra­ção até a ve­lo­ci­da­de máxima. Por ou­tro la­do, a 7ª e 8ª mar­chas são con­fi­gu­ra­das co­mo over­dri­ve, de forma a re­du­zir sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te a ro­ta­ção e o con­su­mo de com­bus­tí­vel, mes­mo sem usar a ali­men­ta­ção elé­tri­ca”, ex­pli­ca Grei­ner.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.