PESQUISADOR SE AFAS­TOU POR DISCORDAR

Jornal da Metropole - - Cidade -

Quan­do fa­lou ao Jor­nal da Me­tró­po­le, na úl­ti­ma ter­ça-fei­ra (16), Fernando Mi­nho es­ta­va na Sui­ça, on­de par­ti­ci­pa­ria de um tra­ba­lho so­bre uma das es­pe­ci­a­li­da­des de Le­lé: ar­ga­mas­sa armada. Na oca­sião, ele lem­brou que se afas­tou do pro­je­to de re­vi­ta­li­za­ção das passarelas por discordar das mo­di­fi­ca­ções fei­tas pe­la CCR.

“A em­pre­sa fez mu­dan­ça das di­men­sões, lar­gu­ra e re­la­ti­vas ao pi­so e co­ber­tu­ra. Nós cha­ma­mos a aten­ção de­les que as passarelas que fo­ram cons­truí­das na Av. Pa­ra­le­la pa­ra li­gar o es­tá­dio [de Pi­tu­a­çu] aos pon­tos de ôni­bus já têm lar­gu­ra su­fi­ci­en­te. Mas, na épo­ca, foi con­si­de­ra­do que pre­ci­sa­va ajus­tar o pa­drão cons­tru­ti­vo. Fui con­tra e, in­clu­si­ve, me dis­tan­ci­ei da ques­tão”, dis­se.

Quem pas­sa pe­la re­gião do De­tran já no­ta a di­fe­ren­ça na pai­sa­gem. Com es­tru­tu­ra em aço, as no­vas passarelas pos­su­em ain­da co­ber­tu­ra di­fe­ren­te — e me­nos efi­caz con­tra o ca­lor. Pro­fes­sor da Uf­ba e mem­bro do Con­se­lho de Ar­qui­te­tu­ra e Ur­ba­nis­mo da Bahia, o ar­qui­te­to Pau­lo Or­min­do ana­li­sou as mu­dan­ças e apon­tou uma sé­rie de er­ros.

“Ela ten­ta imi­tar a de Le­lé. Não sou ra­di­cal a pon­to de di­zer que não po­de ser mu­da­da a lar­gu­ra, pois em mui­tos ca­sos vai ter que aten­der a uma de­man­da mai­or, mas po­de­ria ter si­do fei­ta com a tec­no­lo­gia e os pa­drões das de Le­lé. Me pa­re­ce que fo­ram co­lo­ca­das ram­pas com uma de­cli­vi­da­de me­nor, mas elas não vi­a­bi­li­zam um ca­dei­ran­te so­zi­nho po­der gal­gar o ní­vel de em­bar­que na es­ta­ção”, ob­ser­vou.

Edi­fí­cio que abri­ga o Tri­bu­nal de Con­tas de União é só mais uma das be­lís­si­mas obras pro­je­ta­das por João Fil­guei­ras Li­ma, o Le­lé, em Sal­va­dor

Além de hor­ro­ro­so, gra­dil mos­tra que pre­o­cu­pa­ção da CCR é só com o tri­lho do me­trô

Es­tru­tu­ras em aço e co­ber­tu­ra pre­cá­ria re­tra­tam o que são as no­vas passarelas da CCR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.